Mick Box não participará dos próximos shows do Uriah Heep. Segundo comunicado divulgado na última quarta-feira (21), o guitarrista está doente e ficará fora das primeiras datas da turnê de despedida “The Magician’s Farewell” na Europa, mais especificamente na região escandinava, que terá início nesta quinta-feira (22).
Sam Wood, guitarrista do Black Star Riders e do Wayward Sons, irá substituí-lo enquanto recupera-se. Diz a nota:
“Gostaríamos de informar a todos que Mick adoeceu e não poderá se apresentar nos primeiros shows da etapa escandinava da turnê ‘The Magicians Farewell’, que começa nesta quinta-feira, em Tampere, Finlândia.
Estamos acompanhando diariamente a recuperação de Mick e ele voltará à estrada assim que estiver apto. Ele envia saudações e sinceras desculpas a todos vocês.
Tivemos muita sorte de contar, em cima da hora e com a total aprovação de Mick, com Sam Wood (Black Star Riders / Wayward Sons) para substituí-lo nos shows que Mick não poderá fazer.
Agradecemos imensamente a compreensão de todos diante dessa situação infeliz e esperamos que recebam Sam com carinho nesse desafio nada fácil para ele. Manteremos todos informados sobre o progresso de Mick e nos vemos a partir de amanhã.”
Por meio das redes sociais, Sam também emitiu um pronunciamento a respeito do tema e descreveu-se como “imensamente honrado” por ter sido escolhido temporariamente para a vaga. Detalhando o período de ensaios, o guitarrista escreveu:
“Estou imensamente honrado por ter sido escolhido para assumir o papel de substituir ninguém menos que Mick Box na próxima turnê escandinava do Uriah Heep. Mick ficou doente de última hora, então estarei no palco enquanto ele se recupera.
É uma responsabilidade enorme de assumir e claro que tenho plena consciência do peso e da importância que essas músicas e suas partes de guitarra têm para as pessoas. Os últimos dias foram uma verdadeira espiral de aprendizado incrível! Houve muito treino, uma dose moderada de pânico existencial e muitos palavrões, mas mal posso esperar para pegar a estrada como parte da família Heep!
Desejo ao Mick uma recuperação muito rápida. Sei o quanto tanto a banda quanto os fãs estão ansiosos para vê-lo de volta ao palco, onde ele pertence.”
Até o momento, não há mais atualizações sobre a saúde de Mick. O guitarrista de 78 anos é o único membro remanescente da formação original do Uriah Heep.
Sobre o Uriah Heep
Fundado em 1969, o Uriah Heep estabeleceu sua formação clássica em 1972, com David Byron nos vocais, Mick Box na guitarra, Ken Hensley nos teclados, guitarra e vocal, Lee Kerslake na bateria e Gary Thain no baixo. O quinteto lançou no mesmo ano dois de seus álbuns mais clássicos: “Demons and Wizards” e “The Magician’s Birthday”.
Uma característica presente em quase toda a trajetória do Uriah Heep é a mudança de músicos. Byron, cantor do período mais aclamado do grupo, saiu em 1976 para não voltar mais — ele faleceu em 1985, aos 38 anos. Henlsey, outro elemento importante da sonoridade, deixou de integrar a banda em 1980 — e morreu em 2020, aos 75.
Em 1986, Mick Box encontrou dois de seus colegas mais duradouros: o vocalista Bernie Shaw e o tecladista Phil Lanzon. O ano de 2007 marcou a chegada do baterista Russell Gilbrook, enquanto que, em 2013, Dave Rimmer foi trazido para o baixo. É a formação mais longeva da história do grupo, que lançou em janeiro de 2023 seu álbum mais recente, “Chaos & Colour”.
Ao longo de sua trajetória, o Uriah Heep veio sete vezes ao Brasil, nos anos de 1989, 1995, 2004, 2006, 2014, 2023 e 2025.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
