O álbum de estreia do Led Zeppelin foi pioneiro não apenas na música, mas também nas técnicas de gravação empregadas. Jimmy Page já era, na época, um guitarrista de estúdio veterano e havia desenvolvido vários truques que nunca haviam sido conhecidos antes. Entre eles, o eco reverso de “You Shook Me”.
Em uma entrevista à Guitar World resgatada pelo fórum oficial do grupo, Page falou sobre o processo de desenvolvimento do efeito. Ele, que também produziu o disco, contou que a chama original veio durante sessões com sua banda anterior.
Jimmy relata:
“Quando eu ainda estava no Yardbirds, nosso produtor Mickie Most sempre tentava fazer a gente gravar todas essas músicas horríveis. Ele dizia: ‘Ah, vamos lá, tentem. Se a canção ficar ruim a gente simplesmente não lança’. E é claro que sempre lançavam [risos]. Durante uma sessão, a gente estava gravando ‘Ten Little Indians’, uma música super boba com um arranjo horrendo de metais. Na verdade, a faixa inteira soava terrível. Numa tentativa desesperada de salvar, eu pensei em algo. Eu falei: ‘Olha, vira a fita ao contrário e aplica o eco pros metais numa faixa separada. Aí você vira a fita pro lado certo de novo e teremos o eco antes do sinal’. O resultado ficou interessante demais – fez a faixa parecer que estava ao contrário.”
“Ten Little Indians” saiu em 1967 e foi o último single do Yardbirds a aparecer nas paradas americanas, em 96º lugar. O sucesso moderado significou que quando Jimmy Page estava gravando o álbum de estreia do Led Zeppelin, ninguém estava a par da técnica.
Ele falou:
“Quando a gente gravou ‘You Shook Me’, eu falei ao engenheiro, Glyn Johns, que eu queria usar eco reverso no final. Ele falou: ‘Jimmy, não dá pra fazer isso’. Eu falei: ‘Claro que dá. Eu já fiz.’ A gente começou a brigar, então baixei a lei: ‘Olha, eu sou o produtor. Eu te falo o que fazer, então faça’.”
Glyn Johns em conflito com Jimmy Page
Glyn Johns, então, fez tudo como Jimmy Page orientou. Porém, mostrou-se relutante em aumentar o volume dessa parte em questão para que pudesse ser ouvida com o arranjo.
Precisou que o guitarrista gritasse com ele para deixar de ser recalcado. O engenheiro ficou verde de inveja com o fato de um guitarrista lhe apresentar uma técnica completamente nova de estúdio.
Influenciando os Rolling Stones
Page até brincou sobre como Johns trabalhou no álbum “Let It Bleed” (1969), dos Rolling Stones, logo depois do Led Zeppelin. Ao escutar o disco finalizado, o guitarrista notou o uso do mesmo eco reverso que o engenheiro se mostrou tão indisposto a reconhecer o mérito.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
