...

O álbum de Jimmy Page que o próprio reconhece ter envelhecido mal

Guitarrista reconhece que último trabalho com supergrupo posterior ao Led Zeppelin é fruto dos anos 1980 — para o bem e para o mal

Quando o Led Zeppelin encerrou as atividades, em 1980, seus integrantes remanescentes seguiram por caminhos diferentes. Jimmy Page fez trilhas sonoras de filmes, participações especiais ao vivo e consolidou uma nova banda a partir de 1984: The Firm, que contava ainda com Paul Rodgers (Free, Bad Company) nos vocais, Tony Franklin no baixo e Chris Slade (futuro membro do AC/DC) na bateria.

O supergrupo gravou dois álbuns, o homônimo de 1985 e “Mean Business” (1986). O segundo nunca agradou totalmente Page, que comentou sobre o trabalho com o The Firm em entrevista para a Rolling Stone (via Far Out Magazine).

- Advertisement -

Ele disse:

“Eu gostei do que fiz com aqueles álbuns. Paul é um ótimo cantor. Mas eu acho que, infelizmente, aquele segundo álbum do The Firm foi uma daquelas coisas gravadas nos anos 1980 que sofreu um pouco com o som daquela época. A banda era realmente boa, mas com aquele álbum, você não tem toda a solidez.”

The Firm encerrou as atividades poucos meses depois do lançamento de “Mean Business”. Page e Rodgers afirmam que o projeto nunca foi pensado para durar mais do que dois álbuns.

A recepção morna ao segundo disco também pode ter colaborado. O single “All the King’s Horses” até chegou ao topo da parada específica de rock nos Estados Unidos, mas o álbum em si atingiu apenas o 22º lugar do ranking americano e 46º do britânico, resultados inferiores aos do trabalho de estreia e às conquistas de Jimmy e Paul no passado.

Jimmy Page e os anos 1980

Com o fim traumático do Led Zeppelin, a década de 1980 serviu como uma espécie de período de luto para Jimmy Page. No próprio The Firm, o guitarrista se recusava a tocar material de sua antiga banda, mesmo ao vivo. O projeto serviu mais para colocá-lo “em forma” novamente, segundo explicou Paul Rodgers a Brad Tolinski, da Guitar World:

“Era trazer Jimmy de volta à roda, fazendo rock ‘n’ roll. Esse era o meu grande propósito. E fiquei muito feliz de vê-lo em forma de novo. No aspecto musical, gostei de várias coisas que fizemos em termos criativos. E fizemos shows sensacionais.”

Em 1988, Page lançou o primeiro e único álbum solo, intitulado “Outrider”. Na turnê de divulgação desse disco – que contou com participações de Robert Plant e Jason Bonham (filho de John Bonham) –, o guitarrista começou a relembrar algumas canções do Zeppelin ao vivo. A remasterização do catálogo da banda, seu próximo projeto, mostrou que Jimmy finalmente havia feito as pazes com o passado, como ficou claro na década seguinte ao reunir-se com Plant.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum de Jimmy Page que o próprio reconhece ter envelhecido mal
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades