Steve Harris nunca escondeu que não gosta da produção do primeiro álbum do Iron Maiden, homônimo, lançado em 1980. No entanto, a opinião do patrão parece ter ficado mais leve com o passar dos anos.
Em conversa com a Louder, o baixista contou como enxerga a estreia da banda, mesmo não aprovando totalmente a produção de Wil Malone. Harris afirmou:
“Eu me sentia um pouco desapontado pela guitarras não soarem tão grandes como deveriam. Mas, sim, o álbum tem uma certa qualidade. Fizemos o álbum inteiro em 13 dias, incluindo a mixagem. Estávamos tocando aquelas músicas ao vivo antes, então quando fomos fazer [o disco], só tocamos ao vivo e terminamos em um ou dois takes.”
Harris descreve a experiência de fazer um álbum pela primeira vez como algo especial — o que certamente impactou no resultado final. O baixista acredita se tratar de um trabalho único:
“Tem uma essência nesse primeiro álbum. Não é realmente raiva, é só ir lá e correr atrás. Estávamos muito animados por estar em estúdio fazendo um álbum pela primeira vez. Nunca tínhamos feito um álbum antes. Fizemos uma demo tape, mas não é a mesma coisa. Então ir em um estúdio adequado, fazer um álbum, isso é uma coisa enorme para qualquer banda quando se está começando.
Acho que é por isso que o primeiro álbum é tão… cheio de adrenalina, acho que poderia chamar assim. E comparado com tudo o que estava por aí naquela época, é um pouco diferente, não há dúvida disso.”
A estreia do Iron Maiden
Lançado em 14 de abril de 1980, o trabalho homônimo do Iron Maiden foi produzido por Wil Malone. A banda sempre declarou seu descontentamento com o resultado final em termos de sonoridade.
O álbum chegou ao 4º lugar na parada do Reino Unido, onde ganhou disco de platina. O grupo fez uma turnê europeia como atração de abertura do Kiss que ajudou a projetá-los no continente.
A versão original norte-americana contava com uma música a mais, “Sanctuary”, lançada no Reino Unido como single. Reedições mundiais posteriores incluíram a faixa.
Após a excursão de divulgação, Dennis Stratton seria convidado a se retirar, cendendo lugar a Adrian Smith. Oficialmente, o baixista Steve Harris e o empresário Rod Smallwood alegaram incompatibilidades pessoais para a decisão.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
