...

A atual opinião de Steve Harris sobre o 1º álbum do Iron Maiden

Álbum de 1980 conta com alguns clássicos da carreira da banda, gravados ainda com Paul Di'Anno nos vocais

Steve Harris nunca escondeu que não gosta da produção do primeiro álbum do Iron Maiden, homônimo, lançado em 1980. No entanto, a opinião do patrão parece ter ficado mais leve com o passar dos anos.

Em conversa com a Louder, o baixista contou como enxerga a estreia da banda, mesmo não aprovando totalmente a produção de Wil Malone. Harris afirmou:

- Advertisement -

“Eu me sentia um pouco desapontado pela guitarras não soarem tão grandes como deveriam. Mas, sim, o álbum tem uma certa qualidade. Fizemos o álbum inteiro em 13 dias, incluindo a mixagem. Estávamos tocando aquelas músicas ao vivo antes, então quando fomos fazer [o disco], só tocamos ao vivo e terminamos em um ou dois takes.”

Harris descreve a experiência de fazer um álbum pela primeira vez como algo especial — o que certamente impactou no resultado final. O baixista acredita se tratar de um trabalho único:

“Tem uma essência nesse primeiro álbum. Não é realmente raiva, é só ir lá e correr atrás. Estávamos muito animados por estar em estúdio fazendo um álbum pela primeira vez. Nunca tínhamos feito um álbum antes. Fizemos uma demo tape, mas não é a mesma coisa. Então ir em um estúdio adequado, fazer um álbum, isso é uma coisa enorme para qualquer banda quando se está começando.

Acho que é por isso que o primeiro álbum é tão… cheio de adrenalina, acho que poderia chamar assim. E comparado com tudo o que estava por aí naquela época, é um pouco diferente, não há dúvida disso.”

A estreia do Iron Maiden

Lançado em 14 de abril de 1980, o trabalho homônimo do Iron Maiden foi produzido por Wil Malone. A banda sempre declarou seu descontentamento com o resultado final em termos de sonoridade.

O álbum chegou ao 4º lugar na parada do Reino Unido, onde ganhou disco de platina. O grupo fez uma turnê europeia como atração de abertura do Kiss que ajudou a projetá-los no continente.

A versão original norte-americana contava com uma música a mais, “Sanctuary”, lançada no Reino Unido como single. Reedições mundiais posteriores incluíram a faixa.

Após a excursão de divulgação, Dennis Stratton seria convidado a se retirar, cendendo lugar a Adrian Smith. Oficialmente, o baixista Steve Harris e o empresário Rod Smallwood alegaram incompatibilidades pessoais para a decisão.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA atual opinião de Steve Harris sobre o 1º álbum do Iron...
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades