Grandes heróis da música influenciaram diretamente Ace Frehley. Ao longo da carreira, o guitarrista original do Kiss mencionou Jimi Hendrix, Jimmy Page, Jeff Beck e Pete Townshend entre suas maiores inspirações. Mas um outro nome inesperado também exerceu grande impacto na vida do saudoso Spaceman.
Durante entrevista concedida em 2009 a Ginger Wildheart, o músico colocou Peppy Castro como a maior referência que teve antes de entrar na indústria. Sobretudo, por causa do trabalho do colega de profissão no grupo Blues Magoos, que lançou o hit “(We Ain’t Got) Nothin’ Yet” em 1966, e pelos ensinamentos concedidos à época.
Conforme transcrição da Ultimate Guitar, Frehley relembrou:
“Tirei muita inspiração de Peppy Castro, que tocava em uma banda chamada Blues Magoos. Eles tiveram um grande hit, ‘We Ain’t Got Nothing Yet’, quando eu tinha uns 15, 16 anos. Eu estava deitado na praia, no Bronx, e a música deles era um sucesso no rádio. Lembro de pensar: ‘esse cara mora a duas quadras de mim, no Bronx, e conseguiu’. Ele me ensinou a tocar acordes com pestana e me mostrou algumas coisas na guitarra que eu nem conhecia. É incrível como, depois de passar um tempo com ele, eu pensei: ‘se ele conseguiu, eu também consigo’.”
Em sua autobiografia “Não Me Arrependo”, Ace também abordou o tema e explicou que Peppy o fez acreditar que seguir carreira na música era algo possível. Ele disse:
“Por algum tempo, no colegial, morei a apenas alguns quarteirões de um cara chamado Emil ‘Peppy’ Thielhelm. Ele era mais conhecido por um de seus nomes artísticos, Peppy Magoo ou Peppy Castro. Peppy tocava guitarra rítmica e era o vocalista principal do Blues Magoos, que estavam na vanguarda do movimento da música psicodélica da década de 1960. Eu tinha visto a banda tocar quando ela abriu o show do The Who e Cream no RKO [depois, naquele mesmo ano, eles tiveram um hit no Top 10, ‘(We Ain’t Got Nothin’ Yet’], e eu sabia que eles eram uma banda de Nova York. Mas na época eu não sabia que Peppy morava tão perto. Quando descobri, é claro, fiz o meu melhor para me tornar um conhecido dele, se não um amigo. Peppy era um cara legal que não se importava de sair com um garoto mais novo e mostrar algumas habilidades […]. Eu não olhava para as realizações deles com inveja nem reverência, mas com um sentimento de encorajamento. Quando vi que Peppy havia conseguido chegar lá e ter uma música tocada na rádio (só para lembrar, eram os anos 1960, uma época em que não havia maior validação para um músico do que aparecer no Top 40), isso se tornou muito mais possível para mim, algo muito mais viável.”
Sobre Peppy Castro
Peppy Castro atuou como integrante do Blues Magoos desde a formação em 1964 até a separação em 1970, participando ainda das reuniões ocorridas entre 2008 e 2022. Também colaborou com o Kiss na composição da música “Naked City” e especificamente com Paul Stanley no disco solo homônimo do Starchild de 1978.
Ainda, apareceu em um álbum solo de Ace, “Trouble Walkin’” (1989), e voltou a trabalhar com o guitarrista em 2021. Na ocasião, o Spaceman publicou nas redes sociais que a dupla estava em estúdio criando “músicas pesadas”, que não chegaram a sair.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
