O Barão Vermelho anunciou uma turnê de reunião com dois integrantes dos primórdios: o vocalista e guitarrista Roberto Frejat e o baixista Dé Palmeira. Eles se juntam ao baterista Guto Goffi e ao tecladista Maurício Barros, remanescentes, para uma série de shows — dois deles já anunciados — em 2026.
Isso levou a uma dúvida por parte dos fãs a respeito da permanência de Rodrigo Suricato, que ocupa a vaga deixada por Frejat desde 2017. O comunicado oficial da produtora da turnê, 30e, já esclarecia a situação, mas a informação foi reforçada nas redes.
Em postagem conjunta no Instagram, Suricato e o Barão Vermelho explicaram que a excursão com Frejat e Dé ocorre no formato “Encontro”, nos moldes do que o Titãs fez recentemente. Ou seja: o guitarrista e o baixista originais não retornam em definitivo e estarão presentes apenas nos shows que receberem tal selo.
Passada a sequência de compromissos de 2026, o grupo volta à sua formação atual, composta por Suricato, Goffi, Barros e o guitarrista Fernando Magalhães, que participa do “Encontro” como convidado.
Veja:
No comunicado anterior, a 30e declarou:
“Mauricio Barros e Guto Goffi, que, atualmente, rodam o país com o Barão na turnê ‘Do Tamanho da Vida’ (tendo Fernando Magalhães e Rodrigo Suricato na formação), farão uma pausa para se dedicar ao Barão Vermelho Encontro. Logo após o tour Encontro, eles retornam à estrada com a formação atual da banda e com a previsão de lançar material inédito.”
Barão Vermelho Encontro
A turnê de reunião, intitulada “Barão Vermelho Encontro – Pro Mundo Inteiro Acordar”, já tem as seguintes datas anunciadas:
- 30 de abril, na Farmasi Arena, no Rio de Janeiro;
- 23 de maio, no Allianz Parque, em São Paulo.
Nas duas cidades, o Barão Vermelho Encontro recebe a participação de Ney Matogrosso.
O repertório dos shows vai abranger todas as fases do grupo. De “Todo Amor Que Houver Nessa Vida” (parceria de Cazuza e Frejat, que, após ser cantada por Caetano Veloso em um show no Canecão, projetou o nome da banda) a outros hinos, entre eles “Por Você”, “Bete Balanço”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Maior Abandonado”, “Puro Êxtase” e “Codinome Beija-Flor”.
Maurício Barros afirma: “É especial fazer essa série de shows com nossos amigos Dé e Frejat. Será como no início, nos primeiros ensaios, ainda na sala da minha casa, mesmo antes da chegada do Cazuza. Apesar de não o termos no palco, ele estará bem representado por suas letras e músicas.”
Guto Goffi complementa: “Esse encontro da formação original me traz muitas boas lembranças daquela época de 1982, quando estreamos nacionalmente. Os bons filhos à casa tornam e confesso que o Cazuza não estar entre nós hoje em dia ainda mexe bastante conosco. Vamos viver isso para o nosso bem e para o de todos.”
Roberto Frejat, que celebrará sua trajetória com o projeto Quatro Décadas e Um Pouco Mais, comenta: “Estou completando 44 anos de carreira e tenho planejado projetos para celebrar esse marco. Não tenho como comemorar essa data sem passar pelo Barão Vermelho, que foi o início de tudo. Essa turnê de encontro tem um sabor especial e é o ponto de partida para outros voos.”
Dé Palmeira arremata: “Considero esse projeto um presente da vida. Poder subir ao palco junto com Frejat, Mauricio Barros e Guto Goffi para celebrarmos aquele encontro que aconteceu há mais de quarenta anos e que transformou as nossas vidas é uma alegria imensa. Acho que o público que acompanha as nossas trajetórias pode esperar um show como o Barão sempre entregou. Só que dessa vez, de um jeito especial.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
