“Us and Them” é uma das principais canções do “The Dark Side of the Moon” (1973), álbum clássico do Pink Floyd. Com quase oito minutos de duração, a música composta por Roger Waters e Richard Wright é cantada por David Gilmour, que guarda até hoje um arrependimento em relação à faixa.
Conversando com a Rolling Stone em 2003, o guitarrista mostrou incômodo pelo fato de que a gravação não tem um fim definido. Por acabar de forma abrupta, para que haja uma conexão com o início da faixa seguinte, “Any Colour You Like”, o músico fica com a impressão de que não há um “término”.
Como resgatado pela Far Out Magazine, ele explicou:
“Algumas músicas simplesmente não têm um fim definido. ‘Us and Them’, por exemplo, é encerrada com uma transição que a conecta à próxima faixa [‘Any Colour You Like’]. Revisitamos todos os trechos mixados com possíveis finais, mas realmente não existe um fim. Você precisa apenas continuar em direção a algo — e isso torna tudo um pouco mais complicado.”
De qualquer forma, o guitarrista já revelou adorar cantar a música ao vivo, que fez parte de seus repertórios até 2016. Conversando com o The Telegraph em 2015, o músico opinou a respeito da letra:
“Cantando ‘Money’ e ‘Us and Them’ agora, me dei conta, de forma muito intensa, do que essas músicas estão dizendo. Tenho uma sensação incômoda de que elas continuam tão verdadeiras hoje quanto eram naquela época […]. Enquanto cantava ‘Us and Them’, pensei em como ela é incrivelmente brilhante e atual — e eu não compus nem a letra nem a música. Adoro ainda poder tocá-la. Só não quero mais fazer isso com o resto dos caras.”
Pink Floyd e “Us and Them”
“Us and Them” surgiu enquanto o Pink Floyd trabalhava em faixas para “Zabriskie Point” (1970), filme americano dirigido por Michelangelo Antonioni. Situada em Los Angeles, a produção envolveu manifestantes da contracultura, a polícia e o famoso Vale da Morte da Califórnia.
Por cerca de um mês, o quarteto morou em um hotel de luxo em Roma, onde começou a compor músicas. Apenas algumas acabariam chegando ao objetivo final.
Uma dessas canções rejeitadas foi criada pelo tecladista Richard Wright, intitulada “The Violent Sequence”. Ela era destinada, como o próprio nome sugere, a uma parte particularmente violenta da trama. Anos mais tarde, seu nome foi mudado para “Us and Them” e se tornou a primeira a ser trabalhada nos estúdios Abbey Road, em Londres, durante as sessões que originariam o álbum mais bem-sucedido da carreira do grupo.
Com quase 8 minutos de duração, virou a faixa mais longa do disco. Foi creditada a Wright e Waters, que contribuiu com a letra. Mesmo que a nova versão não soasse tão triste como a original, as palavras ainda evocavam imagens de conflito, ainda coerentes com a realidade do período.
Em 2022, Roger disse à revista Classic Rock:
“O primeiro verso é sobre ir para a guerra, como na linha de frente não temos muita chance de nos comunicar uns com os outros, porque outra pessoa decidiu que não deveríamos. O segundo verso é sobre liberdades civis, racismo e preconceito de cor. O último verso é sobre passar por um vagabundo na rua e não ajudar.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
