Os espólios do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell, que faziam parte do The Jimi Hendrix Experience, entraram com um processo contra a Sony Music Entertainment no Reino Unido. A causa da ação é o não pagamento de direitos autorais e de performance relacionados aos três álbuns gravados pelo pela banda.
Segundo a petição feita pelos espólios (via The Independent), ambos os músicos não tiveram acesso ao dinheiro gerado pelo seu trabalho e “morreram na pobreza”, ambos na década de 2000. Desde então, seus sucessores também foram excluídos da conta, enquanto o catálogo gera milhões à gravadora através de vendas físicas e streaming.
Os advogados de Redding e Mitchell também acusam o espólio de Jimi Hendrix, vocalista e guitarrista falecido em 1970, de privarem os músicos do que é deles por direito, em conluio com a Sony Music Entertainment. O ponto de discórdia, segundo a ação, encontra-se nos royalties relacionados às gravações e performances dos instrumentistas.
Enquanto isso, representantes da Sony argumentaram que os direitos autorais originais referentes à gravação pertenciam aos produtores dos álbuns – Chas Chandler e Jimi Hendrix. Além disso, Redding e Mitchell teriam abdicado dos seus direitos subsequentes após um processo nos anos 1970 no qual receberam indenizações de US$ 100 mil e US$ 247,5 mil, respectivamente.
Entretanto, essa última tese da defesa já foi descartada pela Justiça britânica. Em janeiro de 2024, uma corte suprema do Reino Unido determinou que os espólios de Redding e Mitchell tem direito de processar a gravadora para revisar o acordo de royalties.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
