Era de conhecimento público que o Iron Maiden traria ao Brasil e América do Sul sua turnê, “Run for Your Lives”, em comemoração ao 50º aniversário da banda. O vocalista Bruce Dickinson havia confirmado a informação em entrevista recente à TV Globo, antes de se apresentar no The Town.
No entanto, o jornalista José Norberto Flesch apontou quando, especificamente, o grupo virá ao país. De acordo com a apuração, o Maiden retorna em outubro de 2026.
A agenda atual da banda se encerra justamente no mês citado, com um show anunciado na Cidade do México, em 2 de outubro, tendo abertura do Anthrax. Antes, entre agosto e setembro, eles excursionam por Estados Unidos e Canadá. Logo, a expectativa é que desçam para a América do Sul após tocar na capital mexicana.
Flesch também indicou algo que os fãs já suspeitavam: o Iron Maiden se apresentará solo, não em festival. Rumores iniciais apontavam para uma presença no Rock in Rio, mas o fato de excursionarem pelos EUA nas datas do evento carioca derrubaram tais especulações.
Na mencionada entrevista à TV Globo, Bruce Dickinson havia dito, conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br:
“No ano que vem, [2026] podem esperar: nós voltaremos para a América do Sul. Não posso dizer quando, mas nós voltaremos.”
O cantor levou seu espetáculo solo para o The Town no último dia 7 de setembro. Ele dividiu o palco Skyline com Green Day, Bad Religion (no lugar de Sex Pistols feat. Frank Carter) e Capital Inicial.
Caso confirmada, a visita do Iron Maiden ao Brasil será a 15ª de sua carreira. A ocasião mais recente se deu no fechamento da turnê anterior, “The Future Past”, em dezembro de 2024.
Iron Maiden e “Run for Your Lives”
Em maio, o Iron Maiden deu início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. Na excursão, o grupo só toca músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992), com exceção do esquecido “No Prayer for the Dying” (1990).
A grande novidade fica por conta de uma mudança na formação: o baterista Nicko McBrain se aposentou dos palcos no final de 2024, em um show em São Paulo, por conta de problemas de saúde. Simon Dawson (British Lion, The Outfield) foi o escolhido para seguir em turnê com a banda.
Um livro visual saiu em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial” chegou ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras. A tradução é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.
Além disso, haverá um documentário comemorando o marco. A obra chega a público em breve, com título, data e plataforma a serem confirmados.
Criado em parceria com o Universal Pictures Content Group, o filme é descrito como “uma jornada emocionante pelos 50 anos de história do Iron Maiden contada da perspectiva da banda e de alguns de seus seguidores mais devotados”. Além de superfãs de longa data, nomes como Javier Bardem, Lars Ulrich (Metallica) e Gene Simmons (Kiss) concederam depoimentos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
