O Iron Maiden já está na ativa há 50 anos. Para Adrian Smith, que ficou fora da formação por um período na década de 1990, é clara a razão pela qual a banda conseguiu tanto tempo de longevidade. Segundo o guitarrista, ele e os colegas adotam uma postura interna fundamental para manter o bom trabalho em equipe.
Durante participação no podcast Scars and Guitars, o músico, ao mencionar o assunto, revelou o tipo de situação que pode acabar com qualquer banda: não saber conviver em grupo. Conforme transcrição da Ultimate Guitar, o membro opinou:
“Você pode ser o melhor músico do mundo. Mas se for meio babaca, ou se não souber lidar com as pessoas… Você está numa banda, está assumindo um compromisso. Você não pode fazer exatamente tudo o que quer. Você deve fazer o suficiente para se sentir satisfeito, mas sempre tem que deixar uns 20 ou 30% disponíveis para se comunicar com os outros. Acho que isso é uma das grandes qualidades do Maiden.”
Outra atitude indispensável dentro de uma banda é o respeito um pelo outro. Na Donzela de Ferro, de acordo com Smith, essa é uma das principais características:
“Quando eu voltei pra banda [em 1999], já estávamos todos um pouco mais velhos e mais sábios. Passamos a dar um pouco mais de espaço uns aos outros. E isso é ótimo. Se você está numa banda tocando só pra si mesmo, isso só vai funcionar por um tempo limitado. E a gente vê bandas se separando o tempo todo porque um quer o holofote, o outro fica com ciúmes, e aí vira aquela bagunça. Então, acho incrível que o Maiden esteja junto há tanto tempo. A gente se dá bem e se respeita como pessoas. E acho que esse respeito é fundamental.”
Bruce Dickinson concorda com o companheiro. Conversando com o apresentador Pedro Bial em programa exibido no ano passado, o vocalista mencionou a convivência pacífica entre os integrantes, descrevendo o Maiden como um “tipo de família”:
“Nós convivemos um com o outro. Aprendemos a ser tolerantes um com o outro. Porque não somos os mesmos. Todos nós temos interesses diferentes, todos temos atitudes diferentes. Nós fomos reunidos numa banda. Não nos conhecíamos desde a infância ou algo parecido. Mas todos nós crescemos juntos e nós acabamos formando um tipo de família, porque nós nos toleramos, cuidamos um do outro e amamos uns aos outros.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
