O tecladista Rick Wakeman foi submetido a um procedimento cirúrgico no cérebro nas últimas semanas. O músico passa bem, mas precisou adiar compromissos de turnê e outras aparições que faria nos próximos meses, com previsão de retomar os trabalhos normalmente em meados de março.
Wakeman postou uma nota em seu site oficial (via Ultimate Classic Rock), para tranquilizar os fãs e explicar o que aconteceu. O artista, ex-integrante do Yes, tratou uma desordem neurológica relacionada à hidrocefalia de pressão normal, mesma condição que recentemente tirou Billy Joel de uma turnê.
Rick disse:
“Estou feliz em dizer que foi muito bem-sucedido e estou agora me recuperando em casa, sendo cuidado por minha amada esposa e nossos maravilhosos e curativos animais peludos.”
A hidrocefalia de pressão normal afeta diretamente o cérebro. De acordo com o site de Dráuzio Varella, a principal causa está no acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) — que circula no sistema nervoso central — nos ventrículos cerebrais. Assim, causa sintomas como instabilidade para caminhar, perda progressiva da memória e das funções cognitivas e dificuldade para reter urina. O tratamento mais eficaz é a colocação de uma válvula por meio de uma cirurgia para drenar o fluido do cérebro.
Apesar de retornar oficialmente só em março, Wakeman deve participar de dois shows beneficentes já em dezembro. O tecladista concluiu, bem-humorado:
“Não parece ter afetado minha maneira de tocar piano de nenhuma forma, já que eu ainda pareço ser muito capaz de acertar a nota errada aqui e ali quando perco a concentração. Mais uma vez, gostaria de agradecer a todos que me desejaram bem nos últimos meses por uma recuperação rápida, já que isso significa muito para mim.”
Sobre Rick Wakeman
Músico influente que ajudou a trazer os teclados para o centro das atenções no rock, Rick Wakeman nasceu Richard Christopher Wakeman em 18 de maio de 1949, em Londres, Inglaterra.
Rebento de uma família musical — seu pai era pianista profissional —, Wakeman começou a ter aulas de piano aos 4 anos de idade. Ao se formar no ensino médio, frequentou o Royal College of Music, e começou a receber convites para frilas em estúdios de gravação. A certa altura, abandonou os estudos em prol de construir seu nome na indústria fonográfica.
Durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970 — antes e enquanto era membro do Yes —, Wakeman ofereceu sua expertise em teclados para muitos pesos-pesados. Além do Black Sabbath, a lista inclui David Bowie e Yusuf / Cat Stevens.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
