As ilustrações dos álbuns, singles e merchandising dos primeiros anos do Iron Maiden são, em sua maioria, assinadas por Derek Riggs. O desenhista fez história com capas como as de “Powerslave” (1984) e “Somewhere in Time” (1986), mas ainda nos primórdios, arriscou arrumar um belo processo para a banda e para si próprio.
Em conversa com Jéssica Marinho para o Wikimetal, Riggs confessa ter escondido um Mickey Mouse na capa de um single. A referência está na arte do compacto de “Twilight Zone”, do álbum “Killers” (1981), o segundo do grupo e último com o vocalista Paul Di’Anno.
O artista diz que foi alertado contra processos por parte da Disney. Mesmo assim, o camundongo mais famoso do mundo aparece atrás de um porta-retrato com uma “foto” de Eddie na penteadeira.

Derek comentou:
“Se você ver [a capa do single] ‘Twilight Zone’, tem um Mickey Mouse pulando de trás do quadro de Eddie. Todo mundo dizia: ‘não coloque o Mickey Mouse em alguma coisa. A Disney sempre processa’. Então, coloquei o Mickey Mouse e eles não processaram. Eu simplesmente não contei a ninguém que fiz isso.”
Iron Maiden e Derek Riggs
Derek Riggs foi o responsável pelas capas do Iron Maiden desde o primeiro álbum, homônimo, de 1980, até o oitavo, “No Prayer for the Dying” (1990). É creditada a ele a criação do mascote Eddie da forma que o conhecemos.
Após experimentos com outros artistas, a parceria acabou rompida em definitivo com o décimo segundo disco, “Brave New World” (2000). Após uma briga nos bastidores com o vocalista Bruce Dickinson e com o agente do grupo, o artista deixou a arte inacabada, com os músicos aproveitando o rascunho inicial apenas na parte superior da capa.
Nomes como Tim Bradstreet, Melvyn Grant e Mark Wilkinson assumiram o papel criativo nos projetos seguintes. O último deles colaborou com os mais recentes “The Book of Souls” (2015) e “Senjutsu” (2021).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
