Sanae Takaichi foi eleita primeira-ministra do Japão na última terça-feira (21), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Para além dos aspectos políticos, a conservadora conhecida como “a dama de ferro japonesa” também chamou atenção pelo passado musical envolvendo o rock/metal.
Antes da eleição, Sanae participou do programa Metal Radio, apresentado pelo Babymetal. Durante a atração, ela revelou que a mencionada paixão começou enquanto ainda estava no ensino fundamental, com Black Sabbath e Deep Purple.
Conforme transcrição da Metal Hammer, a primeira-ministra representante do Partido Liberal Democrata (PLD) contou:
“Quando eu estava no ensino fundamental, comecei a ouvir Black Sabbath, músicas como ‘Paranoid’ e ‘Sabbath Bloody Sabbath’. Depois, quando cheguei ao ensino médio, surgiu o Deep Purple na minha vida, eu ouvia ‘Burn’, ‘Smoke On The Water’ e me envolvi muito com a banda.”
Como consequência, no ensino médio, Takaichi aprendeu a tocar bateria. No início, a então musicista integrou uma banda de covers que incluía canções dos Rolling Stones no repertório, até se juntar a um grupo feminino dedicado a clássicos de nomes como UFO e Rainbow.
Apesar de ter abandonado o instrumento enquanto possível profissão, a política ainda o toca casualmente. Mencionando a faixa que mais gosta de executar, Takaichi acrescentou:
“Quando fico irritada com as palavras ou o comportamento do meu marido, toco bateria depois que ele vai dormir. ‘Burn’, do Deep Purple, é uma música essencial. Toco músicas assim para desabafar.”
Ao longo do episódio, Sanae também ressaltou a admiração pelo Iron Maiden e por artistas de rock japoneses como X Japan. No início do mês, viralizou nas redes sociais (via NME) um vídeo dela cantando “Rusty Nail”, lançada pelo grupo mencionado, em um programa em 2016.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
