O Rush anunciou oficialmente o seu retorno aos palcos na última segunda-feira (6). Por meio das redes sociais, o vocalista, baixista e tecladista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson confirmaram a turnê “Fifty Something” para o ano que vem com a baterista alemã Anika Nilles em substituição ao saudoso Neil Peart.
Na verdade, um público seleto soube da notícia já no domingo (5), em um evento privado, realizado no Rock and Roll Hall of Fame, em Cleveland, Ohio, nos Estados Unidos. Para que a informação não vazasse logo após a ocasião, os músicos adotaram uma importante estratégia.
Dr. Jay, apresentador da XStream Rock Radio, esteve entre os convidados e contou a experiência ao canal Metal Mayhem ROC. As informações são do Brave Words.
Segundo o profissional, tudo começou quando a instituição mencionada enviou aos membros um e-mail, poucos dias antes, sobre o evento — inicialmente descrito apenas como uma sessão de perguntas e respostas com os artistas. A quantidade de lugares era “extremamente limitada” e, rapidamente, todos se esgotaram.
Ao chegar, porém, o radialista percebeu que se tratava de algo mais “sério” ao descobrir que era necessário firmar um contrato de confidencialidade — um NDA — que proíbe a divulgação de certas informações por quem o assina dentro de um prazo estipulado. Além disso, não era permitido o uso de celulares, que ficaram trancados.
Dr. Jay relembrou:
“Fomos instruídos a assinar acordos de confidencialidade, trancar nossos celulares e ocupar nossos lugares. Ninguém tinha ideia do que estava prestes a acontecer. Então, de repente, Geddy e Alex apareceram, e o lugar inteiro ficou em silêncio. Geddy olhou para Alex, sorriu e disse: ‘sim, vamos sair em turnê no próximo ano’. A sala explodiu. As pessoas choraram. Você podia sentir que isso era mais do que uma turnê, era encerramento, celebração e renascimento, tudo ao mesmo tempo.”
Já no Reddit, um outro usuário, que também marcou presença, fez um relato parecido. Mencionando ainda as instruções dadas pelos organizadores, o perfil escreveu:
“Fora do auditório, havia lanches leves e bebidas, além de cartões-postais nos quais você podia escrever uma pergunta que poderia ser selecionada para ser respondida por Geddy e Alex. Depois de cerca de 20 minutos, nós fizemos uma fila e tivemos nossos celulares guardados em bolsas que levávamos conosco. Também assinamos um NDA. […] O CEO do Rock Hall apareceu depois que eles saíram do palco e nos disse que, de acordo com o NDA, não poderíamos contar nada a ninguém nem postar nada até as 10h da manhã seguinte.”
O retorno do Rush
Geddy Lee e Alex Lifeson anunciaram que irão voltar a excursionar como Rush em 2026. Como mencionado, Anika Nilles, baterista alemã de 42 anos que já trabalhou com Jeff Beck, ocupará a vaga deixada pelo falecido Neil Peart.
Devido à alta demanda, o grupo aumentou a quantidade de apresentações da turnê de retorno batizada “Fifty Something Tour”. Antes com 12 datas, a agenda agora contempla 23 compromissos, todos na América do Norte, entre junho e setembro do ano que vem.
Veja o itinerário completo abaixo:
- 07/06 – Los Angeles, Califórnia, EUA (Kia Forum)
- 09/06 – Los Angeles, Califórnia, EUA (Kia Forum)
- 11/06 – Los Angeles, Califórnia, EUA (Kia Forum)
- 13/06 – Los Angeles, Califórnia, EUA (Kia Forum)
- 18/06 – Cidade do México, México (Palacio de los Deportes)
- 24/06 – Fort Worth, Texas, EUA (Dickies Arena)
- 26/06 – Fort Worth, Texas, EUA (Dickies Arena)
- 28/06 – Fort Worth, Texas, EUA (Dickies Arena)
- 30/06 – Fort Worth, Texas, EUA (Dickies Arena)
- 16/07 – Chicago, Illinois, EUA (United Center)
- 18/07 – Chicago, Illinois, EUA (United Center)
- 20/07 – Chicago, Illinois, EUA (United Center)
- 22/07 – Chicago, Illinois, EUA (United Center)
- 28/07 – Nova York, Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 30/07 – Nova York, Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 01/08 – Nova York, Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 03/08 – Nova York, Nova York, EUA (Madison Square Garden)
- 07/08 – Toronto, Ontário, Canadá (Scotiabank Arena)
- 09/08 – Toronto, Ontário, Canadá (Scotiabank Arena)
- 11/08 – Toronto, Ontário, Canadá (Scotiabank Arena)
- 13/08 – Toronto, Ontário, Canadá (Scotiabank Arena)
- 17/09 – Cleveland, Ohio, EUA (Rocket Arena)
- 19/09 – Cleveland, Ohio, EUA (Rocket Arena)
Lee afirma:
“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”
Sobre a nova baterista, Geddy declara:
“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
