Desde 2002, Richard Fortus integra o Guns N’ Roses. Ao longo dos anos, o guitarrista teve diferentes experiências dentro da banda devido às mudanças na configuração.
Além do próprio Slash, o integrante já dividiu o posto com nomes como Buckethead, Ron “Bumblefoot” Thal e Robin Finck — com quem admitiu ter gostado mais de tocar.
Durante recente entrevista à Guitar World, Fortus explicou que sentia uma maior sintonia com Finck. Isso fazia com que curtisse os momentos juntos de colaboração, que durou até 2008, quando o colega do Nine Inch Nails deixou o GN’R.
Colocando Robin somente abaixo de Slash no ranking, o guitarrista mencionou:
“Robin Finck foi o meu guitarrista favorito com quem toquei, além do Slash, e foi com ele que me senti mais em sintonia. Com o Slash, é um nível completamente diferente. Nunca toquei com outro guitarrista com quem me sentisse tão em sintonia. Ele vive muito o momento. Já veio até mim e disse: ‘ouvi aquela gravação ao vivo que fizemos e não percebi que você estava fazendo aquilo, achei muito legal’. Mas ele nunca disse: ‘acho que você deveria fazer isso…’ Ele confia muito na forma como eu abordo as coisas.”
Não é a primeira vez que Fortus exalta a parceria com Finck. Ao site Lifer………Music and Art em 2013, o guitarrista revelou as memórias favoritas ao lado do parceiro de instrumento e o descreveu como um de seus “músicos favoritos”:
“Costumávamos fazer um dueto juntos. Algumas noites eram realmente muito especiais, quando nos conectávamos de verdade. Ele é um dos meus músicos favoritos e eu sempre adorei tocar com ele. Houve alguns momentos quase religiosos que compartilhamos juntos durante esses duetos.”
Richard Fortus, Ron “Bumblefoot” Thal e Buckethead
Em contrapartida, a percepção de Richard Fortus a respeito de Ron “Bumblefoot” Thal e Buckethead era diferente. Ao participar do podcast de Todd Kerns, baixista da banda solo de Slash, em 2021, o próprio guitarrista abordou o assunto.
Ao seu ver, no caso de ambos os músicos, havia uma questão quanto à dinâmica de modo geral. Apesar de deixar claro que não tinha quaisquer problemas com os dois integrantes, Fortus admitiu que os colegas pareciam não saber lidar com o universo envolvendo a banda (via Whiplash):
“Buckethead é um talento fenomenal, porém, socialmente, caras como Bucket passam tanto tempo praticando no quarto que não fazem aquilo de verdade. É apenas diferente para eles, socialmente falando. Em uma banda, você se relaciona com pessoas e eu acho que Bucket sofreu com isso. Sempre me dei bem com ele, mas acho que ele sofreu com isso. O mesmo aconteceu com Ron Thal. Ele teve dificuldade em assimilar aquele ‘mundo da banda’, pois nunca tinha feito aquilo antes.”
Guns N’ Roses no Brasil
O Guns N’ Roses volta ao Brasil em breve. A banda americana de hard rock realiza cinco shows, em Florianópolis (21/10, na Arena Opus), São Paulo (25/10, no Allianz Parque), Curitiba (28/10, na Pedreira Paulo Leminski), Cuiabá (31/10, na Arena Pantanal) e Brasília (02/11, na Arena BRB Mané Garrincha).
Todas as apresentações contam com abertura do Raimundos. Formado hoje por Digão (voz e guitarra), Marquim (guitarra), Caio Cunha (bateria) e Jean Moura (baixo), o grupo lançou em maio seu nono álbum de estúdio, “XXX”.
A atual turnê do Guns, “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things” (“Porque o que você quer e o que você terá são duas coisas completamente diferentes”), foi iniciada na Ásia e percorreu também Oriente Médio e Europa. Agora, chega à América do Sul, em sua primeira visita ao continente desde 2022.
Os shows são os primeiros no Brasil com o novo baterista Isaac Carpenter. O músico, ex-integrante do Awolnation, Loaded, Loudermilk e outros projetos, ocupa a vaga deixada por Frank Ferrer, que saiu após 19 anos de serviços prestados.
Além de Carpenter, o Guns conta hoje com Axl Rose (voz), Slash (guitarra), Richard Fortus (guitarra), Duff McKagan (baixo), Dizzy Reed (teclados) e Melissa Reese (teclados e sintetizadores).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
