...

A diferença fundamental entre John Lennon e Paul McCartney, segundo George Martin

Para produtor que esteve por trás de quase toda a obra dos Beatles, parceiros de composição se completavam devido às distintas personalidades

George Martin esteve por trás de quase toda a discografia dos Beatles. Considerado por muitos o “quinto membro”, o saudoso produtor trabalhou com a banda desde 1962 até o fim das atividades em 1970, estendendo a parceria para projetos solo de Ringo Starr e Paul McCartney.

Sendo assim, o profissional de estúdio conhecia muito bem os integrantes. Diante da convivência, acreditava que existia uma diferença fundamental entre Macca e seu parceiro de composição John Lennon. Conforme o site American Songwriter, o assunto foi abordado no livro “The Beatles: The Authorized Biography” (1968), escrito por Hunter Davies.

- Advertisement -

Segundo Martin, Lennon tinha um talento especial para criar letras, porém era um pouco preguiçoso e reservado demais quanto à própria arte. Já McCartney, era mais ambicioso e acabava não só inspirado pelas habilidades do amigo, como também o motivava. De certo modo, se completavam.

“O tempo todo, [Paul] tenta melhorar, especialmente na tentativa de se igualar ao talento de John com as palavras. Conhecer John o fez buscar criar letras mais profundas. Sem ter conhecido John, duvido que Paul teria conseguido escrever ‘Eleanor Rigby’. Paul também precisa de um público, mas John não. John é muito preguiçoso, diferente de Paul. Sem Paul, ele frequentemente desistiria. John compõe apenas para seu próprio divertimento. Ele ficaria satisfeito em tocar suas músicas para [sua esposa, Cynthia].”

Para a Rolling Stone, em 1976, Martin apresentou um raciocínio parecido. À época, o produtor opinou que John “explorava estilos musicais diferentes dos de Paul” e era mais “rebelde e voltado para as palavras”:

“Não acho que John tenha sido preguiçoso de fato. Acredito que ele estava explorando estilos musicais diferentes dos de Paul. Paul sempre foi o mais pé-no-chão […]. Paul tinha talento para criar um grande ‘Helter Skelter’ ou ‘Long Tall Sally’ quando queria. E cantava com toda a força da voz, até ficar dolorida, para alcançar o timbre certo. Chegava a se machucar antes de gravar. Havia dois lados em Paul. Ficava claro que, se alguém fosse escrever um musical ao estilo Cole Porter, seria ele, não John Lennon. John era o rebelde, o Bob Dylan do grupo, e muito mais voltado para as palavras. Paul aprendeu sobre letras com John.”

A opinião de Paul McCartney

Em entrevista de 1986 à Rolling Stone, Paul McCartney contou como as personalidades de ambos se chocavam. Para exemplificar, falou sobre o comportamento autodestrutivo de John Lennon quando passou a usar heroína, droga que ele garante ter evitado por ter noção do que poderia desencadear.

Disse o músico:

“Sim, eu realmente não gostei disso. Infelizmente, John estava se afastando de todos naquele momento, então nenhum de nós sabia de fato. Ele nunca nos contou. Ouvimos rumores e ficamos muito tristes. Mas ele embarcou em um novo curso, que realmente envolvia tudo e qualquer coisa. Porque John era esse tipo de cara: ele queria viver sua vida ao máximo como a percebia. Costumava dizer coisas como: ‘se você se encontrar na beira de um penhasco e se perguntar se deve pular ou não, arrisque’. Eu tenho medo e sempre digo: ‘não, cara, eu não vou pular do penhasco, não importa o quão bom possa ser’.”

Entre 1962 e 1970, a parceria Lennon-McCartney registrou em torno de 180 composições. Elas não foram gravadas apenas pelos Beatles, com vários outros artistas se beneficiando da colaboração. Mesmo quando passaram a escrever separados, os dois mantiveram o trato feito antes da fama de dividir créditos – o que só se extinguiu com o fim da banda.

Sobre George Martin

Nascido em Londres, George Martin foi um autodidata no piano durante a juventude. Posteriormente, ingressou na Guildhall School Of Music And Drama, estudando entre 1947 e 1950.

A seguir, passou a atuar no departamento de música clássica do conglomerado midiático BBC, criando trilhas para programas de rádio e televisão da empresa. Paralelamente, trabalhava na gravadora EMI.

Além dos Beatles, trabalhou com poucos outros artistas no cenário mainstream. Entre eles estão Elton John, Cheap Trick, UFO, America e Little River Band.

Morreu dia 8 de março de 2016, na sua casa em Wiltshire, Inglaterra. A causa nunca foi oficialmente revelada. Deixou esposa e 4 filhos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA diferença fundamental entre John Lennon e Paul McCartney, segundo George Martin
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades