Após dissolução no final do ano passado e uma série de polêmicas envolvendo o vocalista e único membro remanescente, Tim Lambesis, o As I Lay Dying anunciou oficialmente seu retorno às atividades. Com uma nova formação, a banda lançou nesta quarta-feira (8) o single “Echoes”, que antecede uma turnê pela Europa responsável pela volta aos palcos.
Ainda em janeiro, Tim confirmou em entrevista ao podcast do preparador físico Justin Wenzel que daria prosseguimento ao As I Lay Dying. Agora, em comunicado, o cantor explicou a decisão:
“Sendo o único compositor principal em todos os álbuns do As I Lay Dying, sempre vou encontrar um caminho para seguir em frente com esse catálogo de músicas pelo qual sou tão apaixonado. Mas, às vezes, as coisas se encaixam ainda melhor do que o esperado. Sou imensamente grato aos meus novos companheiros de banda. Além de serem extremamente talentosos, eles realmente se importam com meu bem-estar e com a banda da qual agora todos fazemos parte.”
Chris Clancy (baixo e voz), Bill Hudson (guitarra), Don Vedda (guitarra) e Tim Yeung (bateria) foram anunciados como os novos membros do grupo. Bill é brasileiro e, além de tocar com Doro, já trabalhou com nomes como Trans-Siberian Orchestra e Savatage. Em nota, o músico disse:
“Conheci o Tim Lambesis pela primeira vez há quase 20 anos e já estive em várias bandas com o Tim Yeung. É uma honra fazer parte do novo capítulo do As I Lay Dying. Que forma incrível de reunir e tocar com tantos amigos de mais de 15 anos ao mesmo tempo!”
Como destacado, “Echoes” marca “o início de uma nova era” e explora na composição “temas como luta, perda e renascimento”. Ouça abaixo:
Turnê do As I Lay Dying
Celebrando os 20 anos do terceiro álbum “Shadows Are Security” (2005), a banda também retornará à estrada com uma turnê europeia. Chamada de “An Evening with As I Lay Dying”, a excursão terá início no dia 30 de outubro, na Rússia, e passará por Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Áustria e Alemanha antes de terminar nos Países Baixos, em 14 de novembro.
Anteriormente, a banda tinha um giro marcado para o final do ano passado no continente europeu, bem como shows no Brasil em março deste ano, que acabaram cancelados após a saída dos então integrantes. Assim, essas serão as primeiras apresentações do grupo desde setembro de 2024.
Os problemas de Tim Lambesis
No fim de outubro, os quatro colegas de banda de Tim Lambesis no As I Lay Dying anunciaram ter deixado a formação. O baixista Ryan Neff, os guitarristas Phil Sgrosso (presente desde 2003) e Ken Susi e o baterista Nick Pierce confirmaram suas saídas, assim como o tour manager Alex Kendrick, alegando que o ambiente não era mais “saudável” ou “seguro” para se trabalhar.
Em 2014, o cantor foi condenado por planejar o assassinato de sua primeira esposa, Meggan Murphy. De acordo com o próprio, esse passado “não era algo que seus companheiros de banda estavam dispostos a suportar uma segunda vez”.
Além disso, diante do crime, o vocalista ficou impossibilitado de ter contato com os três filhos – frutos da relação com Meggan. Para Lambesis, a falta das crianças deixou um vazio profundo em sua vida, motivo pelo qual diz ter desenvolvido características problemáticas.
Desde 2016, quando saiu da prisão, Tim tem tentado seguir com sua carreira. No entanto, em 2024, dois vídeos perturbadores do artista com a terceira esposa, a modelo Dany Norris, vazaram e chegaram a público.
Nos registros, os dois aparecem em discussões acaloradas, com o cantor apresentando comportamento agressivo. Tim pediu divórcio, afirmou ser vítima de um relacionamento tóxico e violento e disse ter conseguido uma ordem de restrição contra Dany. Ela, por sua vez, nega ter sido alvo de qualquer mandado, confirma ter sofrido com a postura problemática do ex-marido e o acusou de intimidá-la para não contar a verdade publicamente.
Ken Susi foi o único integrante a se manifestar de modo mais claro sobre o ambiente da banda. O guitarrista disse que, ao hospedar Tim e Dany após a apresentação no New England Metal And Hardcore Festival, o cantor encurralou a esposa, cuspiu no rosto dela e começou a gritar e correr pela casa pedindo ajuda. Susi alega ter filmagens do ocorrido.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
