...

Como está a saúde de Alex Lifeson antes de turnê do Rush

Guitarrista de 72 anos vem enfrentando problemas constantes que, segundo Geddy Lee em 2023, chegaram a impedir uma reunião com o baixista

Como noticiado anteriormente, o Rush voltará à estrada em 2026. Anunciado na última segunda-feira (6), o retorno da banda gerou curiosidade tanto pela escolha da alemã Anika Nilles como nova baterista, em substituição ao saudoso Neil Peart, quanto pela saúde do guitarrista Alex Lifeson, que era um empecilho para a reunião.

Além da artrite, o músico de 72 anos sofre de gastroparesia, doença gástrica em que o estômago não se movimenta da maneira correta, gerando náuseas e desconfortos constantes. A condição descrita como permanente surgiu após uma nova cirurgia para corrigir uma hérnia de hiato — quando parte do estômago invade a cavidade torácica — em 2023 que, segundo o integrante, “foi muito complicada”. Além disso, ele lida com o avanço da artrite psoriática, afetando diretamente sua capacidade na guitarra.

- Advertisement -

Ao mencionar uma possível retomada do Rush em novembro de 2023 ao Washington Post, Geddy Lee comentou que a prioridade, antes de qualquer coisa, era que o parceiro se sentisse “bem, saudável e forte” diante dos problemas. Ainda chegou a afirmar à Rolling Stone na mesma época que o estado de saúde do companheiro de grupo impedia que excursionassem:

“Acho que ficar longe e sair em turnê é difícil de deixá-lo feliz. Então, isso é um obstáculo. E, neste momento da vida, considerando que ele tem algumas preocupações com a saúde, é muito difícil para ele assimilar a ideia de fazer uma turnê, sabe? Então eu continuo tentando convencê-lo.”

Porém, ao que parece, Lifeson tem melhorado quanto às mencionadas questões. Durante um evento privado em Cleveland, nos Estados Unidos, para comunicar a volta do Rush, o baixista, vocalista e tecladista descreveu o amigo como “muito saudável agora”.

Conforme transcrição da Variety, o próprio guitarrista mostrou-se positivo quanto à ideia de estar nos palcos mais uma vez. Ele disse:

“Ser desafiado por isso novamente foi realmente muito empolgante. E quanto mais começamos a ensaiar e tocar, mais eu me apaixonei pela ideia de voltar a tocar.”

O retorno do Rush

Geddy Lee e Alex Lifeson anunciaram que irão voltar a excursionar como Rush em 2026. Anika Nilles, baterista alemã de 42 anos que já trabalhou com Jeff Beck, ocupará a vaga deixada pelo falecido Neil Peart.

Serão 12 datas em 7 cidades a partir de junho de 2026, todas na América do Norte. Veja a agenda da turnê, batizada “Fifty Something Tour” — em celebração aos “50 e poucos anos” de grupo — e com performances em homenagem a Peart:

7 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
9 de junho – Los Angeles, CA @ Kia Forum
18 de junho – Cidade do México, MX @ Palacio de los Deportes
24 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
26 de junho – Fort Worth, TX @ Dickies Arena
16 de julho – Chicago, IL @ United Center
18 de julho – Chicago, IL @ United Center
28 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
30 de julho – Nova York, NY @ Madison Square Garden
7 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
9 de agosto – Toronto, ON @ Scotiabank Arena
17 de setembro – Cleveland, OH @ Rocket Arena
À Rolling Stone, Lee afirma:

“Depois de tudo o que aconteceu desde aquele último show, Alex e eu fizemos uma séria busca interior e chegamos à conclusão de que sentimos muita falta disso. E que é hora de celebrar os 50 e poucos anos da música do Rush.”

Sobre a nova baterista, Geddy declara:

“Como todos sabemos, Neil era insubstituível. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e fomos apresentados a outra pessoa extraordinária; uma baterista e musicista incrível que está acrescentando mais um capítulo à nossa história enquanto continua sua fascinante jornada musical. Seu nome é Anika Nilles, e não poderíamos estar mais animados em apresentá-la à nossa leal e dedicada base de fãs do Rush, que, sabemos, lhe dará todas as chances de estar à altura desse papel quase impossível.”

Além de Anika Nilles, o Rush planeja adicionar outros músicos de apoio à turnê. A ideia é “expandir um pouco o nosso som”, segundo Lee, e provavelmente deixar com que o cantor e baixista fique mais tranquilo em sua performance, pois, usualmente, ele também assumia os teclados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasComo está a saúde de Alex Lifeson antes de turnê do Rush
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades