Em dezembro de 2024, Nicko McBrain fez seu último show com o Iron Maiden, em São Paulo. Para a turnê “Run For Your Lives”, que comemora os 50 anos da banda, Simon Dawson (British Lion, The Outfield) entrou em seu lugar e Adrian Smith refletiu sobre a substituição.
Em entrevista para a Metal Hammer (via Blabbermouth), o guitarrista relembrou os últimos tempos de Nicko com a banda e o problema de saúde que o tirou das turnês. Nas palavras de Adrian:
“Sim, nunca será a mesma coisa. Obviamente, Nick era uma parte enorme. Ele tem uma grande personalidade. Nunca será a mesma coisa. Mas foi uma infelicidade. Ele teve um AVC e, fisicamente, não havia nada que ele pudesse fazer sobre isso, de verdade. Ele tentou – todos nós tentamos ajudá-lo.”
Smith também comentou sobre as conversas que ainda tem com o terno baterista do Iron Maiden, que ainda se sente parte da banda – e é, segundo o colega:
“Muita gente o amava. Bem, todos nós o amávamos – ainda amamos [risos]. E ele sempre será parte da banda, mesmo agora. Então foi muito triste. Simon veio e ele sabe que Nick era parte importante disso. Mas Nick deu a ele sua bênção e o desejou boa sorte. Ele me disse – ainda falo com Nicko – ele disse: ‘boa sorte na turnê’ e tudo mais. Porque ele ainda quer que a banda vá bem, porque ele ainda se sente meio como parte disso, e ele é mesmo.”
Iron Maiden voltará ao Brasil em 2026, confirma Bruce Dickinson
Recentemente, Bruce Dickinson confirmou o que se especulava desde a última parada do Iron Maiden no Brasil, em dezembro do ano passado. A banda do cantor retornará ao país para se apresentar em 2026.
A informação foi revelada em entrevista à TV Globo. Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, o artista declarou, sem dar tantos detalhes:
“No ano que vem, podem esperar: nós voltaremos para a América do Sul. Não posso dizer quando, mas nós voltaremos.”
Os 50 anos do Iron Maiden
Em maio, o Iron Maiden deu início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. Na excursão, o grupo só tocará músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992).
Um livro visual será lançado em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams — A História Visual Oficial” chega ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras. A tradução é de Marcelo Vieira, colaborador do site IgorMiranda.com.br.
Além disso, haverá um documentário comemorando o marco. A obra chega a público em breve, com título, data e plataforma a serem confirmados.
Criado em parceria com o Universal Pictures Content Group, o filme é descrito como “uma jornada emocionante pelos 50 anos de história do Iron Maiden contada da perspectiva da banda e de alguns de seus seguidores mais devotados”. Além de superfãs de longa data, nomes como Javier Bardem, Lars Ulrich (Metallica) e Gene Simmons (Kiss) concederam depoimentos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
