O Watain encerrará as atividades após o lançamento de seu próximo álbum de estúdio, que deve sair em 2028. A banda sueca de black metal divulgou uma carta onde informa a decisão e revela quais serão os próximos passos até o fim definitivo.
Publicado nas redes sociais, o comunicado aborda o tema em tom épico, mas sem tantos detalhes, pois é dito que os motivos serão dissecados ao longo dos três próximos anos. Enquanto isso, o grupo comandado por Erik Danielsson segue gravando seu oitavo disco de estúdio e fazendo shows.
Confira a carta do Watain:
“Senhoras e senhores, seguidores, aliados e apoiadores, esta é uma solene transmissão do Templo de Watain.
Anunciamos hoje que, dentro de três anos – marcando nosso 30º aniversário – Watain lançará seu oitavo e último álbum de estúdio.
Este álbum representará o encerramento de uma Obra mágica de três décadas, o último cruzamento do caminho do Watain, após o qual a banda deixará de existir. Será o fim de uma tríade de décadas durante as quais compartilhamos com vocês – nosso público leal – nosso caminho sagrado neste estranho mundo, sempre avançando em direção à escuridão sedutora do Fim.
Nos próximos três anos, os motivos para esta decisão serão explicados e detalhados.
Mas, por enquanto, queremos dizer apenas isso:
As nossas músicas e a nossa arte não trataram sempre da mortalidade, da finitude, da MORTE e do que está além? Agora, chegou o momento de reivindicarmos a nossa própria conclusão. De moldá-la como moldamos nossos palcos e nossas canções – nas chamas da vontade. Em vez de sermos consumidos pelas mandíbulas do tempo ou esmagados pela roda das circunstâncias, escolhemos deixar que Watain retorne, invicto e inabalável, ao caos primordial de onde nasceu.
Aqui estamos, à beira de nosso capítulo final. Três anos de Obra ainda nos aguardam. Três anos liminares nas fronteiras entre os vivos e os mortos, período no qual novas músicas serão criadas e compartilhadas, shows acontecerão e outras manifestações, que serão reveladas a seu tempo, emanarão – com a certeza da MORTE – do Templo de Watain.
Recebam esta mensagem não como uma despedida, mas como o primeiro acorde de um réquiem sacrificial. E também como um convite para fazer parte do que transformaremos nestes últimos anos – algo que será incomparável.
Louvado seja o Deus-Diabo por quem nosso caminho é abençoado e sobre cujo altar agora depositamos esta humilde oferenda.
À MORTE e muito além!”
Sobre o Watain
Fundado em 1998, na Suécia, o Watain não demorou a ganhar destaque na cena black metal, embora não tenha nascido no período “clássico” do gênero na Escandinávia. Com poucas mudanças na formação, o grupo consiste em Erik Danielsson (vocais e baixo), Pelle Forsberg (guitarra) e Håkan Jonsson (bateria, afastado das turnês desde 2015).
Ao vivo, a banda é completada por H. Death (Hampus Eriksson, guitarra), enquanto E. Forcas (Emil Svensson) assume a bateria e Alvaro Lillo fica no baixo, deixando Danielsson apenas nos vocais. Os shows são marcados pelo visual pesado, com uso de corpse paint, fogo, sangue e partes de animais.
“The Agony and Ecstasy of Watain”, disco de inéditas mais recente, saiu em 2022. O último trabalho lançado foi o ao vivo “Die in Fire – Live in Hell (Agony and Ecstasy Over Stockholm)” (2023).
O Watain veio ao Brasil cinco vezes ao longo da carreira. A estreia em palcos brasileiros aconteceu em 2007, com três apresentações. Os suecos voltaram em 2010, 2014, 2019 e, mais recentemente, em 2022, quando tocaram em Porto Alegre (Opinião) e São Paulo (Fabrique).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
