...

O modelo de guitarra que Tony Iommi amava, mas não conseguia tocar

"Não conseguia alcançar os trastes mais altos e era pesada demais", relatou o guitarrista a respeito do instrumento em questão

É impossível não associar Tony Iommi à guitarra Gibson SG. Durante a gravação do álbum de estreia homônimo do Black Sabbath lançado em 1970, o guitarrista passou a utilizar o instrumento em questão, que antes era apenas uma opção “reserva”, e nunca mais parou. Porém, o músico também já ficou apaixonado por outros modelos que até parecem improváveis. 

­

- Advertisement -

Um deles é a Les Paul. Ao participar de uma sessão de perguntas e respostas em Londres, na Inglaterra, o artista revelou que “amava” a guitarra em questão, mas não conseguia tocá-la adequadamente por ter perdido as pontas de dois dedos da mão direita no acidente que sofreu aos 17 anos. 

Sendo assim, o modelo não atendia à sua necessidade. Conforme transcrição da Guitarist, Iommi explicou:

“Sempre quis uma Les Paul. Mas eu não conseguia tocar a Les Paul por causa do meu acidente. Não conseguia alcançar os trastes mais altos e era pesada demais. Mas a SG se encaixava perfeitamente para mim e era confortável. Eu gostava do formato, da leveza, e, com o tempo, muita gente começou a usá-la. De início, todo mundo queria uma Les Paul, porque sempre foi a melhor. Mas, como eu disse, eu não podia ter uma Les Paul e não me sentia confortável.”

Tony até mesmo mantinha certas Les Pauls guardadas. Todavia, para além dos problemas mencionados, o guitarrista acredita que, mesmo que pudesse usá-las, não conseguiria extrair o som desejado do modelo, como destacado em outra ocasião em 1984 (via Far Out Magazine): 

“Eu já experimentei Les Pauls e já tive Les Pauls. Ainda tenho algumas Les Pauls guardadas em algum lugar. Gosto do som delas, mas acho que não dá para alcançar notas altas o suficiente, pelo menos para mim. Se você tiver dedos longos — o que eu não tenho mais — talvez para você sejam boas.”

Antes de ceder às Gibson SG, Iommi era um adepto da Fender Stratocaster. Foi inclusive com a guitarra que passou a gravar o primeiro disco do Sabbath. Ao canal da Gibson no YouTube, como compartilhado pela Guitarload, o músico relembrou:

“Tive a Strato até o primeiro álbum. Quando fomos gravar, comprei uma SG pouco antes. Tinha uma SG para destros e eu tocava de cabeça para baixo, invertendo as cordas. Soube de um cara que era destro e conseguiu uma guitarra para canhoto – ele também invertia para tocar. Fizemos contato e acabamos trocando. Eu estava acostuamdo com a Stratocaster, aí fomos gravar a primeira música do primeiro álbum, ‘Wicked World’, e a guitarra começou a dar problema na captação. O produtor sugeriu que eu pegasse a SG e só tínhamos um dia para gravar tudo, então, usei a Gibson. Desde então, nunca mais olhei para trás.”

Sobre Tony Iommi

Nascido em Birmingham, Inglaterra, Anthony Frank Iommi é o único membro a ter participado de todas as formações do Black Sabbath – incluindo a dissidência Heaven and Hell. Seus riffs de guitarra são a base de sustentáculo para tudo o que significa o heavy metal.

Lançou três álbuns com o projeto que leva seu sobrenome. O primeiro contava com cantores diferentes a cada faixa, enquanto os outros trazia Glenn Hughes nos vocais. Também integrou o Whocares, com membros antigos e atuais do Deep Purple, Iron Maiden, Metallica e HIM.

Em 1968, passou brevemente pelo Jethro Tull. Chegou a aparecer no especial “The Rolling Stones Rock & Roll Circus” com a banda. Colaborou em estúdio e ao vivo com artistas como Queen, Candlemass, Cathedral, Diamond Head, Girlschool e Quartz, além de seu colega de banda Ozzy Osbourne.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO modelo de guitarra que Tony Iommi amava, mas não conseguia tocar
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades