A discografia do Pink Floyd passou por uma notória mudança nas plataformas digitais na última segunda-feira (9). Em streamings como Spotify, Deezer e Apple Music, todos os álbuns da banda estão sem as capas originais e, em substituição, ganharam fundos pretos descrevendo as imagens.
Em “The Dark Side of the Moon” (1973), por exemplo, está escrito “um prisma reflete a luz no espectro”. Já em “The Wall” (1979), “uma parede de tijolos brancos com grafite vermelho”. Além disso, a foto de perfil do grupo em todas as contas foi trocada por um ícone na cor preta com o aspecto plastificado.
Veja captura de tela a seguir.

Ao que tudo indica, o Pink Floyd prepara uma novidade. Segundo teoria dos fãs, um relançamento de “Wish You Were Here” (1975) pode estar a caminho.
Isso porque, nesta sexta-feira (12), o álbum completa 50 anos. Outro indício é que sua primeira versão física e outras edições especiais posteriores vinham justamente envoltas em um plástico preto, trazendo apenas um adesivo com a imagem de duas mãos robóticas unidas e escondendo a capa.
Por meio das redes sociais oficiais no ano passado, uma postagem explicou a escolha do design:
“O tema da ausência permeia o álbum e sua arte gráfica, com várias imagens ilustrando essa ideia, embaladas em plástico preto para cobrir o disco. A ausência do nome da banda ou do título do álbum são o reflexo máximo desse conceito. Num meio-termo, foi adicionado um adesivo com essas informações.”
Vale destacar que, em 2020, “Wish You Were Here” recebeu uma comemoração pelos seus 45 anos. Já em 2023, o Pink Floyd fez questão de celebrar as cinco décadas de “The Dark Side of the Moon”.
Pink Floyd e “Wish You Were Here”
Nono disco de inéditas, “Wish You Were Here” é o segundo conceitual da carreira do Pink Floyd, trazendo uma crítica à objetificação da arte pela indústria. Também conta com tributos a Syd Barrett na faixa-título e em “Shine On You Crazy Diamond”.
Chegou ao primeiro lugar das paradas norte-americana e britânica, tendo vendido mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas nas sessões de gravação, David Gilmour e Richard Wright já o classificaram como o melhor disco do grupo.
Em 1993, o guitarrista e vocalista disse à Guitar World:
“Para mim, ‘Wish You Were Here’ é o álbum mais satisfatório. Eu realmente o amo. Quer dizer, eu prefiro ouvir ele do que ‘Dark Side of the Moon’. Acho que foi o disco em que nós alcançamos um melhor equilíbrio entre música e letras.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
