...

Fernanda Lira posta vídeo explicando PEC da Blindagem e protestos pelo Brasil

Vocalista e baixista da Crypta publicou registro a respeito do tema para que quem assistisse pudesse “refletir, se manter informado, estar presente e votar com consciência”

No último domingo (21), o Brasil foi palco de diversas manifestações contra a PEC da Blindagem — que impede a abertura de ações criminais contra deputados e senadores sem aval do Parlamento — e contra a anistia aos presos do 8 de janeiro. Dentre os artistas que se pronunciaram sobre o tema, esteve Fernanda Lira.

Por meio das redes sociais, a vocalista e baixista da Crypta publicou um vídeo debatendo o assunto, no intuito de que quem assistisse pudesse “refletir, se manter informado, estar presente e votar com consciência”. No registro que também inclui legendas em inglês, a musicista, primeiramente, explicou, conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br:

- Advertisement -

“Por que as pessoas foram às ruas? As pessoas foram às ruas para protestar contra os parlamentares que, nessa semana, votaram a favor de uma manobra que visa blindá-los em vez de lutar por interesses reais e urgentes do povo brasileiro. É importante a gente lembrar que esses parlamentares têm que respeitar, representar e servir os interesses, as vontades e as necessidades do povo. […] Algumas das coisas que eles poderiam estar votando são a reforma tributária mais progressiva, isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, fim da escala 6 por 1, taxação dos super ricos, discussão de outras medidas para combate à desigualdade, melhoria de serviços públicos, moradia popular e regularização fundiária, proteção dos direitos dos povos originários, medida de combate à fome, medida de proteção socioambiental, regulamentação de novas formas de emprego…”

Em seguida, a cantora reforçou que não compareceu a nenhum protesto por estar em turnê com a sua banda nos Estados Unidos, mas que gostaria de contribuir com a pauta de alguma maneira. Mencionando então as eleições gerais do ano que vem, a artista concluiu:

“Resumindo, as pessoas foram para as ruas para mostrar que nós, como sociedade brasileira, não concordamos e não toleraremos que os poderes públicos continuem sendo inimigos do povo. […] Eu estou longe, estou em outro país, estou trabalhando aqui, não teria como ir em uma manifestação, mas eu estou fazendo esse vídeo como uma contribuição para a gente entender um pouco mais sobre esse processo político que a gente está passando e também para convidar vocês a uma reflexão muito importante. E a reflexão é a seguinte: o congresso é feito por pessoas que a gente elegeu. Ano que vem é ano de eleição e a real é que a gente precisa começar a aprender a votar direito. A gente precisa aprender a votar em pessoas que tenham interesses parecidos com os nossos e entender que não é só o presidente que tem poder. Os deputados, os senadores têm um papel gigante em toda essa máquina política. […] Vamos pesquisar, vamos votar consciente em 2026.”

Na seção de comentários, o perfil do Black Pantera demonstrou apoio. Vale mencionar que o senador Otto Alencar (PSD-BA), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, afirmou que irá colocar a PEC da Blindagem para votação no colegiado nesta quarta-feira (24), “para sepultar de vez esse assunto no Senado”.

Assista abaixo:

Crypta atualmente

A Crypta segue com sua turnê “In the Other Side” pela América do Norte. A guitarrista Victoria Villarreal se junta a Fernanda Lira (voz e baixo), Tainá Bergamaschi (guitarra) e Luana Dametto (bateria) para a sequência de apresentações, na vaga que era de Jéssica di Falchi até março deste ano.

Confirmada oficialmente para a turnê através do Facebook, Villarreal reside em Los Angeles, Estados Unidos, e foi integrante do Bow Befone None, banda de death metal. Atualmente, ela comanda o Syrebris, com uma pegada mais progressiva, ao lado do marido e também guitarrista Manuel Villarreal. Victoria também canta no projeto.

A musicista fez sua estreia com a Crypta no último dia 5 de setembro, em Nova York. A turnê segue até 12 de outubro com datas nos Estados Unidos e Canadá, algumas com o Claustrofobia escalado como banda de abertura.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFernanda Lira posta vídeo explicando PEC da Blindagem e protestos pelo Brasil
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades