...

As bandas de nu metal que merecem elogios, segundo Daron Malakian

"Todas essas bandas estavam fazendo algo único e merecem crédito", justificou o guitarrista e vocalista do System of a Down

Logo no início da carreira, o System of a Down foi associado ao nu metal. Embora os próprios integrantes não se identificassem totalmente com o rótulo, a banda acabou enquadrada no subgênero que estourou na virada de século ao fundir elementos do heavy metal com outros estilos musicais. 

Daron Malakian, por exemplo, acha que o metal alternativo faz muito mais jus aos SOAD. Durante conversa com o lendário produtor Rick Rubin, o guitarrista e vocalista justificou a escolha dizendo que ele e os colegas eram mais “experimentais” e não soavam como o resto das bandas descritas como nu metal.

- Advertisement -

Isso não significa que o músico não admire os grandes nomes da cena. À Metal Hammer, o integrante trouxe o assunto à tona e elencou as bandas de nu metal que merecem elogios. 

Oferecendo um panorama geral, o artista primeiramente explicou:

“Tivemos sorte de existir uma cena [como a cena nu metal] naquela época. Pudemos tocar para plateias que iam ver outras bandas. Mas não acho que outra banda do estilo soasse como a gente. Também não acho que a gente sentisse que não pertencia [ao estilo], mas, ao mesmo tempo, não parecia que realmente pertencíamos. Existem tantos gêneros e subgêneros dos subgêneros que tudo vira uma confusão […]. Por alguma razão, acabamos inseridos no [nu metal]. Era simplesmente a época em que existíamos.”

Então, Malakian destacou Deftones, Korn e o próprio System como bandas que “estavam fazendo algo único” em vez de copiar o que já existia. Ao seu ver, são esses grupos que “merecem crédito”: 

“Deftones, Korn, todas aquelas bandas nu metal que vieram primeiro, e podem nos incluir nessa lista, estavam fazendo algo único. Éramos garotos que cresceram ouvindo Metallica e Slayer, todo aquele thrash pesado, mas não estávamos copiando isso. Pegávamos essa influência, misturávamos com outras referências e criávamos algo novo dentro daquele som pesado. Eu não dou a mínima para nenhuma das bandas que só reproduziam cópias. Mas as que surgiram com algo próprio, que seguiram seu próprio caminho, essas sim merecem crédito.”

Os mais respeitáveis do nu metal

Essa não é a primeira vez que Daron exalta especificamente tais nomes. Numa conversa com o mesmo veículo no ano passado, o guitarrista havia declarado: 

“Bandas como nós, o Korn e outras começaram a tocar nas rádios mainstream e realmente ajudaram a colocar o metal de volta numa boa posição. Mas depois surgiram grupos que soavam todos parecidos e acho que foi aí que o estilo começou a perder respeito. Toda gravadora queria a sua própria versão da banda que estivesse em alta naquele momento. Boa sorte em encontrar quatro armênios! As bandas que surgiram naquela cena no começo, como nós, o Korn e o Deftones, só estavam tentando fazer algo original, levar o metal a outro nível e misturar diferentes influências.”

Daron Malakian atualmente

O System of a Down segue na estrada, onde realiza o seu último show agendado em Toronto, no Canadá, nesta sexta-feira (5). Por sua vez, Daron Malakian também divulga o mais recente projeto solo ao lado do Scars on Broadway.

“Addicted to the Violence” chegou a público no último dia 18 de julho. Porém, como havia sido revelado em outubro do ano passado, o disco estava pronto há um bom tempo. Descrito como “uma montanha-russa de agressividade, vulnerabilidade, sátira e soul”, o álbum contém 10 faixas.

É o primeiro trabalho desde “Dictator” (2018). Como de praxe, o próprio guitarrista ficou a cargo da produção e composição. Além do líder, também integram a formação Orbel Babayan (guitarra) e Roman Lomtadze (bateria).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs bandas de nu metal que merecem elogios, segundo Daron Malakian
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades