Sting está sendo processado por seus antigos companheiros no The Police. Segundo informações do tabloide The Sun, o baterista Stewart Copeland e o guitarrista Andy Summers acusam o vocalista e baixista de dever milhões em royalties aos músicos.
A disputa teria como um de seus focos centrais a renda advinda do clássico “Every Breath You Take”. Conforme compartilhado pelo Daily Mail, o artista recebe £ 550 mil anualmente com a canção de 1983, o que dá mais de R$ 4 milhões na cotação atual, mas não compartilha qualquer quantia com os ex-colegas — que alegam injustiça por não estarem creditados na composição.
Ao The Sun, um porta-voz de Sting negou que o processo estivesse relacionado à música, “porém não deu mais detalhes”. Por sua vez, uma fonte próxima ao caso explicou para o veículo:
“Essa briga já vinha se arrastando há bastante tempo. Os advogados tentaram repetidamente chegar a um acordo extrajudicial, mas ficaram num impasse. Andy e Stewart decidiram que não havia outra alternativa além da Justiça e decidiram entrar com uma ação. Eles dizem que têm milhões a receber em royalties perdidos.”
Copeland e Summers entraram com um pedido de indenização por danos “substanciais”. Tanto Sting, sob o nome de batismo Gordon Matthew Sumner, quanto sua empresa responsável pelos direitos, Magnetic Publishing Limited, foram acionados judicialmente.
De início, The Police ficou em atividade entre 1977 e 1986. No período, o grupo lançou 5 discos de estúdio, que venderam mais de 75 milhões de cópias em todo o planeta. Em 2003, a banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame, e, entre 2007 e 2008, reuniram-se brevemente. Ao longo dos anos, nunca esconderam as brigas que rolavam nos bastidores – até físicas nas gravações do disco “Synchronicity” (1983).
Sting, The Police e a autoria de “Every Breath You Take”
Presente no álbum “Synchronicity” (1983), “Every Breath You Take” é o maior sucesso da carreira do The Police. A música foi a única da carreira do trio a alcançar o número 1 na Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos. O feito foi repetido no Reino Unido, onde a canção se tornou a quinta da banda a atingir o topo.
Durante aparição no podcast “The Jeremy White Show” (transcrita pelo Ultimate Classic Rock) em 2023, o guitarrista Andy Summers já havia revelado ter um acerto de contas a resolver com o baixista e vocalista Sting em relação aos créditos da composição:
“É um assunto bastante controverso e que está muito vivo no momento. Essa música estava indo para o lixo até eu interferir. Acho que isso é participar da composição, com certeza. Há uma discussão em andamento e algo pode acontecer ano que vem. Fiquem ligados nas notícias.”
Summers também recordou os desacertos que quase levaram ao descarte do hit durante conversa com o Guitarist.
“Eles não chegavam a um acordo sobre para onde ir. Estavam decididos a descartá-la. Até que Sting pediu para que eu assumisse o controle. Foi quando criei o riff de guitarra. Acabou saindo essa peça imortal que todos os aspirantes a músicos aprendem. Aplaudiram-me de pé no estúdio.”
Sting começou a trabalhar em “Every Breath You Take” em 1982, após o rompimento com sua primeira esposa, Frances Tomelty, e o subsequente início de relacionamento com uma amiga dela, Trudie Styler.
Em outubro de 2022, o videoclipe da música virou o primeiro da carreira do The Police a ultrapassar um bilhão de streams no YouTube. Anteriormente, a faixa já havia superado a casa bilionária no Spotify, onde hoje acumula 2,8 bilhões de reproduções. Em 2019, foi homenageada no BMI Pop Awards pelas mais de 15 milhões de execuções em rádios britânicas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
