Terry Reid morreu aos 75 anos na última segunda-feira (4). A causa do falecimento não foi divulgada, mas o cantor conhecido como “Superlungs” (“Superpulmões”) lutava contra um câncer.
Além de seu trabalho solo composto por sete álbuns de estúdio e de bastante notoriedade no fim da década de 1960, o artista se notabilizou por ter recusado convites para entrar no Led Zeppelin e Deep Purple. No primeiro caso, em resumo, o guitarrista Jimmy Page chamou Reid para integrar o New Yardbirds, mas o cantor hesitou, devido aos compromissos na estrada, e indicou Robert Plant no lugar, então vocalista da Band of Joy.
Por meio das redes sociais na terça-feira (5), Plant relembrou a amizade com o saudoso colega ao homenageá-lo com um emotivo texto. O cantor escreveu na postagem:
“O entusiasmo e o incentivo de Terry Reid nos velhos tempos eram incríveis. Ainda adolescentes, invadíamos os shows uns dos outros e tocávamos ‘Season of the Witch’ [Donovan] repetidas vezes. Era tão divertido. Estávamos com tudo. Ele era tudo e mais um pouco. Tinha tanto carisma.
Sua voz, seu alcance, suas músicas capturando aquela era despreocupada. Era um ‘Superlungs’, de fato. Ele me trouxe para um novo mundo intenso que escolheu recusar. Ouço agora o álbum ‘The River’ e derramo uma lágrima pelo meu irmão de batalha.”
Ao The Guardian em 2021, Plant já havia recordado momentos vividos ao lado de Terry, a quem chamou de “irmão”:
“Terry era como um irmão e acabamos fazendo shows juntos. Cantávamos ‘Season of the Witch’ em algum baile de debutantes em Chelsea e depois invadíamos a cozinha.”
Amizade com Robert Plant
Durante entrevista concedida ao site Hit Channel em março do ano passado, Terry Reid revelou que ele e Plant continuavam próximos. O saudoso artista declarou na ocasião, com direito a descrevê-lo como “melhor amigo”:
“Eles [do Led Zeppelin] sempre foram muito legais comigo: Jimmy sempre foi muito, muito legal comigo, Robert Plant e eu somos melhores amigos e eu me dei muito bem com [John] Bonham e agora me dou muito bem com sua filha e sua esposa. Jason Bonham me chama de ‘tio Terry’ (risos) e isso me faz parecer um pouco mais velho.”
Sobre Terry Reid
Terry Reid nasceu em 13 de novembro de 1949, em Huntingdon, na Inglaterra, onde começou seu percurso pela música com apresentações em pequenas casas noturnas. Em 1966, sua sorte mudou quando a banda da qual fazia parte na época, The Jaywalkers, foi convidada para abrir os shows de uma turnê nacional dos Rolling Stones.
Indicado por Graham Nash, então membro do The Hollies, o grupo lançou um single de relativo sucesso, “The Hand Don’t Fit the Glove”, em 1967, antes de se separar. Foi a partir daí que começou a carreira solo de Terry, junto do organista Peter Solley e do baterista Keith Webb, com quem formou um trio.
O álbum “Bang Bang, You’re Terry Reid” foi lançado em 1968 e conquistou relativa notoriedade com o single “Better By Far”. Ainda naquele ano, o artista abriu shows do Cream e foi chamado para fazer outra turnê com os Rolling Stones, agora como um ato solo, chamando a atenção de Jimmy Page.
Page chamou Reid para integrar o New Yardbirds, mas o cantor hesitou, devido aos compromissos na estrada, e indicou Robert Plant. Já em 1969, Ritchie Blackmore foi atrás de Reid ao tomar nota de seu bom trabalho para que fizesse parte do Deep Purple, proposta que também recusou.
Cada vez mais próximo da soul music e de outros gêneros fora do rock, o cantor chegou a colaborar com artistas como Mick Taylor, Don Henley, Marianne Faithfull, Bonnie Raitt e Joe Perry, entre muitos outros – na maioria das vezes, como músico de estúdio. Lançou três álbuns na década de 1970, embora tenha desacelerado sua carreira a partir daí.
O vocalista também teve contato direto com o mundo cinematográfico. Algumas de suas colaborações nesse nicho incluem filmes de Rob Zombie e gravações para a trilha sonora de “Dias de Trovão” (1990), com Tom Cruise.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
