Jake Kiszka é um fã da guitarra SG da Gibson. Aos 12 anos de idade, o guitarrista do Greta Van Fleet e Mirador ficou impressionado ao deparar-se com o modelo numa loja local e, desde então, nunca mais abriu mão. Conversando com a própria marca, o músico afirmou que “ter a minha primeira Gibson me deu identidade”.
Até hoje, Jake continua usando e valorizando o instrumento. Durante uma entrevista recente à Guitarist (via Guitar), o artista aproveitou para explicar por que considera a SG a melhor guitarra da tradicional empresa.
Na opinião do integrante do Greta Van Fleet, o instrumento é mais “microfônico” quando comparado a outros. Ou seja, emite mais os sons advindos de partes como o braço e captador e não apenas das cordas. Sendo assim, é possível “sentir cada nuance”, de acordo com Kiszka:
“As guitarras SG dos anos 1960 com o braço mais fino são altamente microfônicas. Se você bater em qualquer parte do corpo da guitarra, vai ouvir um som, porque o verniz é muito fino. O meu, basicamente, já foi completamente desgastado pelo uso. Mas o que diferencia uma SG de outras guitarras Gibson é que ela é realmente microfônica, e você consegue sentir cada nuance da guitarra.”
Por isso, o modelo é essencial para o músico, que gosta de explorar ao máximo toda a guitarra:
“Eu realmente gosto de tocar usando o corpo da guitarra, até mesmo puxando um pouco o braço, mexendo em algumas partes e batendo nela. [Essa guitarra] Responde de maneiras diferentes [ao som]. Não se trata apenas das cordas e de como elas se conectam ao captador.”
Ao canal Two Dods Review em 2021, Kiszka ressaltou que a SG moldou a maneira com que toca. Para além da versatilidade, o fato do instrumento ser mais leve também influenciou na preferência, como destacou à época (via Guitarload):
“Eu cresci tocando uma Gibson SG com captadores P90, acho que era uma reedição do modelo do Pete Townshend (The Who). O modelo que tenho hoje é uma Les Paul com corpo de SG. Consegui ela 3 anos atrás, emprestado com um amigo. Quando finalmente tive dinheiro, acabei comprando dele. Essa guitarra definiu minha forma de tocar […]. É um instrumento muito leve. Na verdade, é mais leve do que a maioria das guitarras, o que é outro motivo pelo qual eu o prefiro, e tem um braço bem fino.”
Isso não significa, porém, que o guitarrista não toque com outros modelos. Na mesma ocasião, por exemplo, revelou que utilizou uma Fender Stratocaster na gravação do segundo disco “The Battle at Garden’s Gate” (2021).
Greta Van Fleet atualmente
“Starcatcher”, álbum mais recente do Greta Van Fleet, saiu em julho de 2023. O disco chegou ao 8º lugar nas paradas dos Estados Unidos e Reino Unido. Ainda ficou em 2º na Alemanha e Suíça, 3º na Bélgica e 6º na Áustria.
Após divulgar o trabalho na estrada, a banda está agora numa pequena pausa sem turnês. Enquanto isso, o guitarrista Jake Kiszka dedica-se ao grupo Mirador, que formou ao lado de Chris Turpin (Ida Mae).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
