...

A grande mentira sobre solo de “Comfortably Numb” (Pink Floyd), esclarecida por Bob Ezrin

Produtor responsável pelo disco "The Wall" detalhou bastidores da gravação durante entrevista em 2022, que foi publicada com erro em uma de suas falas

Uma das músicas mais impactantes do Pink Floyd é Comfortably Numb. Presente no disco The Wall (1979), a canção tem entre seus destaques dois solos de guitarra executados por David Gilmour — frequentemente citados entre os melhores da história do rock.

Bob Ezrin, produtor responsável pelo disco, concedeu uma entrevista à Total Guitar em 2022 na qual contou os detalhes da composição. Na ocasião, porém, um erro aconteceu na publicação do bate-papo.

- Advertisement -

À época, o profissional de estúdio afirmou que o primeiro solo havia sido gravado em um único take. No entanto, na versão final da matéria, a declaração foi atribuída incorretamente ao segundo solo — justamente o mais emblemático. 

Pouco mais tarde, a revista retratou-se pela confusão, mas a informação já havia sido espalhada. Até mesmo Roger Waters corrigiu a história em vídeo publicado no YouTube, afirmando:

“Ezrin tem mentido descaradamente sobre isso por anos e anos. É maravilhoso, as pessoas falam sobre o solo no final de ‘Comfortably Numb’, por exemplo, e se eu estiver errado, James Guthrie vai me corrigir. Ezrin se expressa de forma eloquente em entrevistas que deu desde então, sobre como foi incrível David fazer isso em uma única tomada e o quão emocionante é e universal, e blá, blá, blá e blá, blá, blá. O único problema com essa história é que ele não estava lá. Bob não estava no estúdio quando Dave fez o solo, Guthrie estava. Foram várias tomadas e James editou as melhores partes, as unindo.”

Sendo assim, Ezrin resolveu novamente esclarecer a mentira em recente entrevista à CBS. Conforme transcrito pela Ultimate Guitar, o produtor deixou claro que nem ao menos presenciou a gravação do segundo solo:

“Citaram uma fala minha de maneira errada dizendo que o segundo solo foi feito em um único take. Não foi. E eu nem estava lá quando ele o gravou. Eu estava fazendo vocais com o Roger em outro estúdio. Mas eu estava presente no primeiro. E, na primeira vez em que ele pegou aquela Stratocaster e tocou junto com a faixa, ele praticamente tocou o solo do jeito que conhecemos na primeira tentativa. E sim, meus olhos se encheram de lágrimas. Aquilo me arrebatou completamente.”

A ciência do solo de David Gilmour

À Guitar World em 2016, Gilmour contou que o processo de montar o solo envolveu a união de diferentes trechos e até mesmo um gráfico. O guitarrista explicou:

“Toquei uns cinco ou seis solos. A partir daí, apenas segui o meu procedimento habitual, que é ouvir cada um dos solos e fazer um gráfico, mostrando quais trechos são melhores em cada. Seguindo o gráfico, crio um grande solo composto por frases de cada trecho selecionado até que tudo flua de forma conjunta. Foi assim que fizemos em ‘Comfortably Numb’.”

Pink Floyd e “Confortably Numb”

Além dos quatro membros do Pink Floyd à época, “Comfortably Numb” contou com orquestrações de Michael Kamen e violão gravado pelo músico de jazz Lee Ritenour. Lançada como single, ganhou disco de platina no Reino Unido, tendo “Hey You” como lado B.

Foi a última colaboração da dupla Gilmour/Waters e também foi a última música tocada na derradeira apresentação oficial da banda, ocorrida durante o evento beneficente Live 8, realizado em 2 de junho de 2005. O quarteto se apresentou em Londres, no Hyde Park.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA grande mentira sobre solo de “Comfortably Numb” (Pink Floyd), esclarecida por...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades