Com os primeiros shows da turnê de reunião do Oasis, imagens da banda inundaram as redes sociais. Não só tiradas por fãs que acompanhavam as apresentações realizadas em Cardiff, no País de Gales, mas também por fotógrafos, que cobriam as performances — casos de Samir Hussein e Gareth Cattermole, cujas fotos ganharam as manchetes.
Porém, é possível que os próximos compromissos da excursão não tenham tantos registros disponíveis. Uma regra estabelecida pela equipe do grupo fez com que fotógrafos decidissem boicotar num primeiro momento o resto do giro.
Segundo o jornal The Guardian, a gerência do Oasis informou que, diferentemente do usual, as agências de fotografia e editoras terão os direitos sobre as fotos tiradas nos shows por apenas um ano. O comum é que elas possuam a propriedade das imagens de maneira permanente, para que continuem usando as fotos em outras ocasiões oportunas.
Sendo assim, após esse prazo, os veículos de imprensa ficarão impedidos de reproduzir as imagens. Ao que parece, a proposta inicial era ainda mais restritiva e permitia a divulgação por somente um mês.
Apesar de tentar melhorar os termos, a News Media Coalition (NMC) — que representa jornais britânicos e agências — não conseguiu chegar a um acordo. Por isso, os órgãos “decidiram boicotar as 39 datas restantes no Reino Unido e no exterior”.
Andrew Moger, diretor executivo, defendeu a decisão, mencionando até mesmo as apresentações finais no Brasil na justificativa:
“Agências de notícias querem cobrir a turnê desde Cardiff até o Brasil, mas não ter a liberdade de divulgar as imagens em notícias futuras é um fator importante no planejamento editorial. Desde que a turnê de retorno foi especulada e anunciada, veículos de imprensa têm recorrido a seus arquivos para reproduzir imagens que contam a história da banda e sua influência desde meados dos anos 1990. À medida que a banda se prepara para as etapas no Reino Unido e no exterior, este não é o momento para dizer aos veículos de notícias que querem permanecer invisíveis.”
Ao procurar imagens dos primeiros shows no Getty Images, um dos sites mais conhecidos para vendas de fotografias, já há o seguinte aviso: “As imagens devem ser utilizadas somente em relação ao evento. Uso comercial proibido. Proibido o uso em publicações dedicadas exclusivamente ao artista. Proibido o uso após 3 de julho de 2026”.
Sobre a turnê de reunião do Oasis
Após 16 anos, o Oasis voltou aos palcos. Na última sexta-feira (4) e sábado (5), a banda tocou em Cardiff, capital do País de Gales, como parte dos primeiros shows da turnê de reunião “Oasis Live ’25″.
Até agora, o Oasis confirmou 41 shows, passando por Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e América do Sul. No Brasil, a banda realizará duas apresentações no estádio Morumbis, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de novembro de 2025. Ingressos para ambas as datas estão esgotados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
