Após a prisão e eventual soltura de Jon Schaffer por conta dos atos no Capitólio dos Estados Unidos em 2021, a situação do Iced Earth segue nebulosa. Mas os fãs da era dourada da banda podem voltar a sonhar após nova declaração de Matt Barlow, que afirmou estar ansioso para a retomada da carreira do guitarrista e líder do grupo.
O vocalista, que deixou a banda em 2011, discutiu o tema com Schaffer em conversa com o Stairway to Rock (via Blabbermouth). Lembrando ser cunhado do guitarrista (Jon é irmão da esposa de Matt), o cantor deixou claro não ter informação privilegiada sobre uma reativação do Iced Earth, que perdeu todos os outros integrantes nos últimos anos.
Ele disse:
“Jon e eu não falamos nada sobre isso [trabalharmos juntos], cara. Obviamente, mal posso esperar para que Jon faça algo musicalmente. Não sei se vai ser Iced Earth ou outra coisa. Mas estou ansioso para que ele retorne e volte a fazer coisas. Realmente espero que ele faça isso. Mas agora, está tudo suspenso para ele, eu acredito. Não faz tanto tempo que falei com ele. Ele e minha esposa falam com alguma frequência, já que ele é irmão de minha esposa. Mas no tocante a qualquer coisa que ele faça, vou apoiá-lo totalmente no retorno para a música. Então espero que isso aconteça.”
Atualmente, Barlow se divide entre a carreira como sargento policial, no estado americano do Delaware, e os vocais do Ashes of Ares, que executa material do Iced Earth ao vivo. Matt afirma que não pode forçar Jon, agora convertido ao cristianismo, a retomar a banda.
Disse o frontman:
“Não [consigo convencê-lo a voltar com a banda]. Porque eu realmente não quero forçar Jon a nada. No fim das contas, o Iced Earth é de Jon, e qualquer projeto que Jon fizer, a decisão é dele. Ele é um músico e compositor fantástico, e eu acho que qualquer projeto que ele fizer vai ser uma coisa boa.”
Jon Schaffer e a invasão do Capitólio
Jon Schaffer esteve entre as pessoas que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, em tentativa de impedir a posse do presidente Joe Biden, em janeiro de 2021. O guitarrista se entregou à polícia dias depois e se declarou culpado por duas das seis acusações que enfrentava: ele admitiu ter obstruído um procedimento e invadido áreas restritas do Capitólio portando arma perigosa ou mortal.
À época do crime, o guitarrista e líder do Iced Earth chegou a ser preso, mas, depois de três meses, acabou solto após acordo. Posteriormente, foi condenado a três anos de liberdade condicional e 120 horas de serviço comunitário. No último mês de janeiro, o presidente Donald Trump concedeu o perdão presidencial a 1,5 mil casos do tipo, incluindo o do artista.
Durante o processo, Jon se converteu ao cristianismo. Em abril deste ano, em sua primeira entrevista desde a prisão, Schaffer falou sobre retomar a carreira, possivelmente incluindo a religião em seu trabalho musical. O guitarrista declarou ao podcast It Is Later Than You Think (via Blabbermouth):
“Há alguns lançamentos que tenho preparados e nos quais vamos trabalhar. Em termos de material novo completo, preciso de um pouco de tempo. Preciso saber que estou seguindo a direção artística certa e não algo que foi fabricado. Já fiz discos suficientes na minha carreira para saber que alguns deles saíram por causa dos cronogramas de turnês, quando você é meio que forçado a compor. E às vezes trabalhar sob pressão é realmente ótimo, mas em outras vezes você está apenas seguindo sem pensar. O que quer que eu faça daqui para frente, só quero que seja ótimo. Não quero que nada seja forçado. E quero que glorifique a Deus. Há algumas coisas bíblicas em todo o meu catálogo, mas como cristão agora, vejo que há tanta inspiração [envolvendo isso] e espero que tenha um bom efeito nas pessoas.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
