É comum que o Guns N’ Roses inclua releituras no setlist de suas apresentações. Músicas como “The Seeker”, do The Who, e “Wish You Were Here”, do Pink Floyd, por exemplo, já foram presença carimbada nos repertórios.
Sendo assim, após tocarem no festival de despedida do Black Sabbath no último dia 5 de julho, o grupo resolveu manter um dos covers executados no evento em sua própria turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things”: “Sabbath Bloody Sabbath”.
Lançada em 1973 no álbum de mesmo nome por Ozzy Osbourne (voz), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria), a canção já apareceu em dois compromissos do GN’R: em Tampere, na Finlândia, e Budapeste, na Hungria, respectivamente nos dias 7 e 15 de julho, conforme o Setlist.fm.
Veja vídeos abaixo:
Outras duas canções do Sabbath apresentadas por Axl Rose (voz), Slash (guitarra) e Duff McKagan (baixo) no Back to the Beginning também ganharam espaço nos shows – ainda que somente numa única noite por enquanto. “Never Say Die” esteve entre as músicas executadas no dia 10 de julho, em Kaunas, na Lituânia, enquanto “Junior’s Eyes” surgiu em Varsóvia, na Polônia, no dia 12 de julho, segundo o mesmo site.
O set na saideira do Sabbath incluiu ainda um pequeno trecho de “It’s Alright”. Porém, até o momento, a versão não chegou a ser tocada novamente. No passado, o Guns N’ Roses colocou uma regravação ao vivo, datada de 1992, da faixa no álbum “Live Era ’87-’93” (1999).
Vale lembrar que, poucos dias antes do GN’R subir ao palco do Back to the Beginning, saiu a notícia de que a banda havia ensaiado “Sabbath Bloody Sabbath” na passagem de som em Trondheim, na Noruega, no dia 2 de julho. Slash é um grande fã da faixa e à rádio 95.5 KLOS em 2022, o guitarrista descreveu o riff da canção como o “mais pesado já feito”:
“O primeiro disco deles impactou muito minha vida. Criou o heavy metal, trazendo aquele clima dark em meio a tantos outros estilos musicais da época. Também amo o álbum ‘Sabbath Bloody Sabbath’. A faixa-título tem aquela mudança de andamento no final, com o riff. Até hoje, não há nada mais pesado. Nenhuma outra banda conseguiu se aproximar daquilo. Esses dois álbuns são os que mais me marcaram.”
Guns N’ Roses no Brasil
O Guns N’ Roses volta ao Brasil em outubro deste ano. A banda americana de hard confirmou cinco shows, em Florianópolis (21/10, na Arena Opus), São Paulo (25/10, no Allianz Parque), Curitiba (28/10, na Pedreira Paulo Leminski), Cuiabá (31/10, na Arena Pantanal) e Brasília (02/11, na Arena BRB Mané Garrincha).
A atual turnê “Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things” (“Porque o que você quer e o que você terá são duas coisas completamente diferentes”) foi iniciada na Ásia e percorre também Oriente Médio e Europa até 31 de julho. Depois disso, chega à América do Sul, em sua primeira visita ao continente desde 2022.
Os shows são os primeiros no Brasil com o novo baterista Isaac Carpenter. O músico, ex-integrante do Awolnation, Loaded, Loudermilk e outros projetos, ocupa a vaga deixada por Frank Ferrer, que saiu após 19 anos de serviços prestados.
Além de Carpenter, o Guns conta hoje com Axl Rose (voz), Slash (guitarra), Richard Fortus (guitarra), Duff McKagan (baixo), Dizzy Reed (teclados) e Melissa Reese (teclados e sintetizadores).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
