Morreu aos 77 anos o músico neerlandês George Kooymans. O vocalista e guitarrista é lembrado por ter fundado o Golden Earring, ao lado do baixista Rinus Gerritsen. O grupo foi um dos mais bem-sucedidos comercialmente dos Países Baixos e teve hits internacionais como “Radar Love” e “Twilight Zone”.
Kooymans estava afastado da música desde 2021, quando foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA). Em comunicado (via Dutch News), a família do artista confirmou o falecimento, que aconteceu em decorrência de complicações da doença degenerativa que portava.
A nota afirma:
“Nós dizemos adeus a um grande músico e compositor, cujo trabalho alcançou muito além do Golden Earring. George era um marido amado, pai, avô, mas acima de tudo, um amigo.”
O baterista Cesar Zuiderwijk, membro do Golden Earring, também se manifestou. Disse o músico:
“O que queremos agora é silêncio e relembrar tudo o que ele fez. Toquei com ele por 50 anos e foi a melhor época da minha vida.”
Sobre o Golden Earring
Formado em 1961, o Golden Earring foi a banda que lançou George Kooymans ao estrelato. Ao todo, foram 25 álbuns de estúdio em 60 anos de carreira.
A banda fez um show de despedida em 2019, na cidade de Rotterdam, nos Países Baixos, e encerrou as atividades oficialmente em 2021, quando seu cofundador foi diagnosticado com ELA.
Na época, houve rumores de que o Golden Earring seguiria com um novo integrante no lugar de Kooymans, o que foi prontamente desmentido pela banda em nota. Os membros do grupo declararam, em conjunto:
“Nós somos um grupo de amigos, de quatro homens que são insubstituíveis. Um novo membro para a banda? Isso não daria certo.”
Os músicos remanescentes planejam tocar juntos de novo em janeiro de 2026, para celebrar o legado de George Kooymans e do Golden Earring. A renda do show seria revertida a pesquisas sobre ELA.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
