Depois de integrar a formação do Black Sabbath, Ronnie James Dio reuniu-se com Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Vinny Appice (bateria) no supergrupo Heaven & Hell. Oficialmente criado em 2006, o quarteto fez uma despedida não planejada dos palcos em 29 de agosto de 2009, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
A intenção não era que tal apresentação fosse a última, mas Dio enfrentava um câncer de estômago e morreu em maio do ano seguinte. Até havia uma turnê agendada na Europa entre julho e agosto de 2010, que, no fim das contas, acabou cancelada antes mesmo do falecimento do cantor.
Curiosamente, uma banda em específico marcou presença na saideira do Heaven & Hell como atração de abertura e, agora, tocará na despedida do Black Sabbath: Halestorm.
Durante entrevista à Guitar World, a vocalista e guitarrista Lzzy Hale relembrou como o convite para juntar-se ao Heaven & Hell surgiu de maneira inesperada. Ainda assim, ela e os colegas aceitaram a proposta e ficaram impressionados com o tratamento nos bastidores:
“O Heaven & Hell tinha acabado de lançar o disco ‘The Devil You Know’ e eles iriam tocar em Atlantic City, Nova Jersey. Eu e os caras tínhamos terminado uma turnê e estávamos voltando para casa. Recebemos uma ligação do nosso agente dizendo: ‘o artista de abertura do último show do Heaven & Hell cancelou, vocês querem abrir o show?’. Abrimos o show e tivemos a oportunidade de conhecer Ronnie James Dio, Geezer e Tony. Eles nos trataram como se fôssemos da família. Ficaram conosco até cerca de três da manhã. Alguns meses depois, Ronnie foi diagnosticado com câncer. Aquele acabou sendo o último show que Dio fez.”
Para a musicista, depois de tantos anos, fazer parte da despedida do Sabbath — marcada no festival idealizado para a ocasião “Back to the Beginning” — parece um “fechamento de ciclo”. Ela descreveu:
“E agora estamos abrindo para o Black Sabbath, que fará seu último show com Ozzy [Osbourne]. É surreal estar vivendo esse momento que parece fechar um ciclo, encerrando os capítulos dessas bandas lendárias.”
A única mulher do “Back to the Beginning”
Aliás, Lzzy é a única mulher escalada para o evento, que acontecerá neste sábado (5), no Villa Park, em Birmingham, na Inglaterra. Descrevendo a oportunidade como uma “honra”, a artista pontuou em entrevista ao canal Audacy Music (via Rolling Stone Brasil):
“Ser a única mulher convidada para estar lá é uma honra. Eu estava conversando com minhas amigas, Taylor Momsen (The Pretty Reckless), Amy Lee (Evanescence), Maria Brink (In This Moment) e todas as minhas irmãs do estilo, e elas estão muito orgulhosas de mim. E eu disse: ‘Ei, meninas, estou carregando vocês comigo. Vocês vão estar lá em espírito. Vou deixar vocês muito orgulhosas’.”
Lzzy Hale e Ronnie James Dio
Enquanto o Halestorm abria para o Heaven & Hell, Lzzy Hale aprendeu uma importante lição com Ronnie James Dio. À rádio britânica Planet Rock em 2022, a vocalista e guitarrista contou que a maneira especial com o que saudoso cantor tratava os fãs passou a influenciar o seu próprio comportamento com os admiradores:
“Viajávamos em um veículo recreativo na época, RV, e ele acabou nos levando para o estacionamento e então se virou para mim e disse: ‘ei, fique aqui, eu quero me despedir de você antes de ir embora, mas vou assinar algumas coisas para algumas pessoas’.Ficamos vendo-o autografar tudo e tirar todas as fotos que pediam. Quando voltou, disse que não precisava, entenderíamos se estivesse cansado. E ele basicamente respondeu: ‘Lizzie, esse é um momento único na vida deles. Então, você tem que torná-lo especial’. Passei a seguir esse conselho e fazer o mesmo por nossos fãs. Com o tempo, soube de outras histórias muito semelhantes sobre ele ser o homem mais doce. E sempre fomos além para fazer alguém sorrir e fazer alguém feliz. Então, tivemos muita sorte de ter esse momento junto.”
Posteriormente, o Halestorm participou do álbum tributo “This Is Your Life” (2014). No disco, interpretaram “Straight Through the Heart”, música de “Holy Diver”, primeiro disco do grupo Dio.
O show de despedida do Black Sabbath
Como mencionado, o último show do Black Sabbath com a formação original acontecerá neste sábado (5), no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as seguintes instituições de caridade:
- Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
- Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
- Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.
O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.
O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
