...

O “elogio” de John Bonham que deixou Ronnie James Dio furioso

Cantor quase partiu para a briga com o baterista do Led Zeppelin nos bastidores de uma apresentação do Black Sabbath em 1980

John Bonham tinha uma conexão com o Black Sabbath. Antes mesmo da fama, o saudoso baterista do Led Zeppelin já era um grande amigo do colega de instrumento Bill Ward.

Dessa forma, era comum que o músico prestigiasse o grupo de alguma forma. Por volta de maio de 1980, por exemplo, o artista resolveu ir a um show do Sabbath e, curiosamente, quase arrumou uma confusão nos bastidores. 

- Advertisement -

Tony Iommi relembrou o momento em entrevista ao comediante e podcaster Bill Burr em 2011, recentemente resgatada e transcrita pela Ultimate Guitar. Segundo o guitarrista, a situação inusitada aconteceu em um dos shows da turnê em divulgação ao disco “Heaven and Hell” (1980), com Ronnie James Dio como vocalista, em Londres, na Inglaterra. 

Na ocasião, Bonham viu toda a performance ao lado do palco. No fim, enquanto os integrantes ainda deixavam o espaço, o baterista resolveu elogiar o novo cantor da formação em tom de piada, fazendo um trocadilho com a baixa estatura de Dio, que media 1,63m.

A brincadeira não passou despercebida. Dio ouviu — e não ficou nada feliz. Iommi contou: 

“John foi ao nosso show quando tocamos no Hammersmith, em Londres. E íamos sair depois da apresentação, ir a um bar. O John estava bebendo ao lado do palco. Quando terminamos, passamos por ele, que disse pra mim: ‘cara, [Dio] tem uma ótima voz pra um anão‘. E, claro, o Ronnie ouviu isso e não gostou nada.”

Diante desse cenário, Dio e Bonham quase partiram para a briga. Antes que a provocação virasse física, Iommi revelou que conseguiu apaziguar o conflito: 

“Na verdade, o que ele queria dizer era: ‘que corpo pequeno e que vozeirão.’ Mas do jeito que ele falou… Claro, o Ronnie se exaltou e… prefiro nem repetir o que ele disse. E eles iam sair na porrada. Aí eu falei: ‘olha, só vai embora, depois a gente se vê, deixa isso pra lá’.”

A mesma história é contada na biografia “Bonzo: John Bonham e a ascensão do Led Zeppelin”, lançada em 2011 e escrita por C M Kushins. Uma postagem da editora Belas Letras, responsável pela publicação do livro no Brasil, trouxe ainda mais detalhes a respeito do embate:

“Bonzo já estava bêbado de Guinness ao final do show do Sabbath, e quando a banda saiu do palco o baterista disse: ‘pra uma p#rr@ de um anão, este cara tem uma voz ótima’.  Dio ouviu, e mesmo Bonzo falando num tom de elogio, o pequeno vocalista não entendeu dessa forma e respondeu para o baterista: ‘seu c#zão do car#lh0!’. Os dois quase saíram na porrada, o que seria um baita problema para Dio, já que Bonzo era meio hooligan, então Tony Iommi interviu e pediu para que o baterista não brigasse.”

Sobre John Bonham

Nascido em 31 de maio de 1948 em Redditch, Worcestershire, Inglaterra, John Bonham foi um dos bateristas mais influentes e respeitados da história do rock.

Membro icônico do Led Zeppelin, ele desenvolveu um estilo único de tocar bateria, caracterizado por sua força, precisão e criatividade, estabelecendo um padrão para gerações subsequentes de instrumentistas.

Infelizmente, a carreira promissora de Bonham foi tragicamente interrompida em 25 de setembro de 1980, quando foi encontrado morto em sua casa depois de um porre homérico, aos 32 anos, deixando um vazio insubstituível na música.

Não obstante sua trajetória profissional tenha sido predominantemente associada ao Led, a contribuição de Bonham vai além da banda e inclui projetos e colaborações notáveis, como os listados nesta matéria (clique aqui).

Sobre Ronnie James Dio

Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.

Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.

A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.

Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.

Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO “elogio” de John Bonham que deixou Ronnie James Dio furioso
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades