...

O grande aprendizado que o Metallica teve com o Soundgarden

Segundo James Hetfield, ícones do grunge ensinaram importante lição sobre composição ao quarteto, que influenciou até mesmo o clássico "Enter Sandman"

O Metallica aprendeu uma importante lição com o Soundgarden. Segundo James Hetfield, foi graças ao saudoso Chris Cornell e companhia que o quarteto descobriu, no passado, uma nova abordagem de composição — algo que transformou a maneira como passaram a criar suas músicas.

Durante participação em um especial da MX2 Media em parceria com a empresa de gestão Q Prime, o vocalista e guitarrista revelou que os ícones do grunge abriram os olhos do grupo para uma possibilidade até então desconhecida: compor músicas inteiras sustentadas por um único riff ao longo de toda a faixa.

- Advertisement -

Conforme transcrição da Loudwire, ele disse: 

“Aprendemos com o Soundgarden uma forma diferente de compor, na qual você toca um único riff durante toda a música e o vocalista canta livremente por cima. Pra isso funcionar, você realmente precisa de um cantor muito bom, como o Chris [Cornell]. Isso nos chamou muito a atenção.”

Inclusive, o grupo adotou a estratégia em um de seus maiores clássicos: “Enter Sandman”. Presente no álbum homônimo conhecido como “Black Album”, de 1991, a canção surgiu depois que Kirk Hammet ouviu o disco “Louder Than Love” (1989), do Soundgarden, como o próprio guitarrista relembrou em entrevista à Metal Hammer:

“Eram umas duas ou três da manhã. Eu tinha acabado de ouvir ‘Louder Than Love’, o álbum do Soundgarden. Ouvi aquele álbum, fiquei inspirado. Peguei minha guitarra e saiu aquele riff.”

Metallica e Soundgarden

Para a Guitar World, Kirk Hammet disse ser um fã do Soundgarden “desde 1985 ou 1986”. Além disso, como uma homenagem para Chris Cornell, o Metallica disponibilizou versões para as faixas “All Your Lies” e “Head Injury” — gravadas no show tributo I Am The Highway. Em comunicado, o baterista Lars Ulrich comentou a respeito da influência do saudoso cantor:

“Obrigado pelas suas palavras, pelos seus pensamentos. Obrigado pelos shows, pelos bons momentos, por se expor, e obrigado, junto com seus companheiros de banda, por nos dar algo que nos inspirou, nos empolgou, teve significado, nos tocou –  algo que não só nos fez acreditar nas possibilidades, mas que também nos incendiou de verdade. Que honra ter te conhecido, ter dividido o palco com você e criado memórias inesquecíveis – e, no fim das contas, ter feito parte da homenagem à sua vida em Los Angeles. Aquilo nos deu a chance de mostrar ao mundo o quanto sua música e seu brilho significaram para nós.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO grande aprendizado que o Metallica teve com o Soundgarden
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades