Quando iniciou sua carreira no Led Zeppelin, Robert Plant tinha por volta de 20 anos. À época, o vocalista, inspirado por outros ídolos, adotou um jeito de cantar que, ao seu ver, não era exatamente o ideal para a sua voz.
Justamente por causa disso, o cantor acredita que alguns dos vocais presentes nas músicas mais antigas eram “horríveis”. Conversando com The Guardian em 2017 (via Clash), o próprio chegou a citar um exemplo em específico.
Na ocasião, ele explicou que, ao gravar uma releitura de “You Better Run” ao lado do Listen em 1966, resolveu tentar criar um estilo com base em seus heróis do soul. Primeiramente, o artista relembrou:
“Ainda me lembro do orgulho, da empolgação e do cheiro do medo — de entrar em um estúdio e ver músicos de estúdio contratados para eu cantar. Eu estava muito, muito nervoso. E lá estava eu, no meio de tudo aquilo, tentando criar um estilo, olhando para cantores de soul negros e meus heróis, como Steve Marriott. Eu era um garoto com voz fanhosa. Hoje em dia acho até fofo.”
Quando adotou a mesma abordagem para o disco homônimo de estreia do Zeppelin, em 1969, a técnica não funcionou exatamente do jeito que deveria. Para Plant, isso é claro na canção “Babe I’m Gonna Leave You”, uma versão da faixa composta por Anne Bredon na década de 1950 e inicialmente popularizada por Joan Baez:
“Percebi que essa abordagem durona, meio máscula, de cantar que eu tinha começado em ‘You Better Run’, na verdade, não era a melhor alternativa. Hoje, quando ouço músicas como ‘Babe I’m Gonna Leave You’, acho meus vocais horríveis. Eu realmente deveria ter ficado de boca calada.”
Quem teve a ideia de adaptá-la para a banda foi Jimmy Page. Segundo o livro “From A Whisper to A Scream: The Complete Guide to the Music of Led Zeppelin”, de Dave Lewis, o guitarrista tocou a música para Plant durante o primeiro encontro entre eles, em julho de 1968.
Sobre Robert Plant
Robert Anthony Plant, mais conhecido como Robert Plant, nasceu em 20 de agosto de 1948 em West Bromwich, Inglaterra. Foi vocalista do Led Zeppelin durante toda a carreira da banda, entre 1968 e 1980.
Após o fim do grupo, lançou-se em carreira solo e fez parte de vários projetos, alguns destes com o também ex-Led Zeppelin Jimmy Page – incluindo o The Honeydrippers, fundado em 1981 e com músicos como Jeff Beck e Nile Rodgers em suas formações. Posteriormente, apresentou-se no Brasil em 1996 com outro de seus projetos com Page, o Page & Plant.
Tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com agudos rasgados que influenciaram vários cantores de rock e heavy metal. Possuía uma gama vocal alta, bem como tessitura e extensão privilegiadas, sendo seus agudos – sua característica predominante – inspirados por Janis Joplin. Em 2011, foi eleito o maior vocalista de todos os tempos pelos leitores da revista Rolling Stone.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
