...

O músico que precisou cancelar presença na despedida do Black Sabbath

Artista tomou decisão devido à proximidade do Back to the Beginning com a próxima turnê de sua banda pelos EUA: "infelizmente tive que desistir"

Com a proximidade do festival Back to the Beginning, os ensaios para o show final do Black Sabbath já começaram. Ao mesmo tempo, os próprios convidados também se prepararam para o evento, como adiantado por nomes como Jake E. Lee. Um deles, porém, precisou cancelar sua participação em cima da hora. 

Durante entrevista à rádio WRIF, Wolfgang Van Halen revelou que não poderá mais tocar na ocasião, marcada para o dia 5 de julho, em Birmingham, na Inglaterra. Segundo o filho do saudoso Eddie Van Halen, o problema é a turnê de sua banda Mammoth como abertura do Creed — com início no dia 9 de julho, em Kentucky, nos Estados Unidos. 

- Advertisement -
Wolfgang Van Halen (Foto: Travis Shinn)

Diante do intervalo curto entre os compromissos, o músico precisou abrir mão de sua performance no festival do Sabbath. Conforme transcrição do Blabbermouth, ele disse:

“Infelizmente, tive que desistir [do Back to the Beginning] porque a turnê com o Creed começa no dia seguinte [nota da edição: quatro dias depois] e eu não vou conseguir comparecer, infelizmente. Estou muito animado para assistir, mas infelizmente tive que desistir.”

Tudo indica que o artista tomou a decisão recentemente — apesar da excursão ter sido confirmada em dezembro do ano passado. No último mês de maio, ao programa Loudwire Nights, havia demonstrado empolgação pelo momento, afirmando: 

“Minha linhagem familiar está entrelaçada há muito tempo com nomes como o do Ozzy [Osbourne]. E eu sei que meu pai era muito, muito próximo do Tony [Iommi], provavelmente mais próximo do que qualquer outro guitarrista. Então foi uma honra absurda estar presente na introdução do Ozzy ao Rock and Roll Hall of Fame e participar agora desse momento. É uma loucura.”

A participação de Wolfgang, assim como da maioria das atrações, foi anunciada no dia 5 de fevereiro. Ao que parece, o músico recebeu o convite à época da cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame de 2024, no último mês de outubro, quando Ozzy Osbourne foi introduzido como artista solo. 

Como vários músicos de diferentes bandas se apresentarão juntos, Maynard James Keenan, vocalista do Tool, contou também ao programa Loudwire Nights que a ideia inicial era que tocasse ao lado do líder do Mammoth e de Robert Trujillo, baixista do Metallica:

“A conversa surgiu pela primeira vez quando eu estava no Rock and Roll Hall of Fame, curtindo com o Wolfgang e alguns dos caras, acho que até o Robert Trujillo estava lá. Estávamos comentando do boato sobre o show do Black Sabbath, aí eu falei: ‘vamos fazer alguma coisa’. Então o Tool foi convidado e pensei: ‘agora vou ter que ligar de volta pro Wolfgang e pra galera e falar que vou tocar com a minha banda’.” 

Wolfgang não chegou a confirmar com quem ou que apresentaria no Back to the Beginning. Por meio das redes sociais, fãs pediram um encontro com Sammy Hagar, vocalista do Van Halen entre 1985 e 1996 e posteriormente de 2003 a 2005, escalado para o festival. Recentemente, o Red Rocker elogiou o filho de Eddie Van Halen e o convidou para uma residência juntos.

Vale mencionar que o frontman do Mammoth não é o primeiro a cancelar a aparição na despedida do Sabbath por conflitos de agenda. Judas Priest e Angus Young (AC/DC) também recusaram a proposta pela mesma razão.

O show de despedida do Black Sabbath

O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada. Todos os lucros irão para as seguintes instituições de caridade:

  • Cure Parkinson’s, entidade inglesa que financia pesquisas com objetivo de curar, interromper ou reduzir a evolução do Parkinson;
  • Birmingham Children’s Hospital, centro médico em Birmingham especializado em cuidar de crianças e adolescentes;
  • Acorn Children’s Hospice, instituição que presta cuidados paliativos e apoio a crianças com sérios problemas de saúde e suas famílias em toda a região de West Midlands.

O evento também verá inúmeras apresentações de outros ícones da cena. Ozzy Osbourne (solo), Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax, Mastodon e Rival Sons estão escalados, além de convidados adicionais Billy Corgan (Smashing Pumpkins), David Draiman (Disturbed), Duff McKagan, Fred Durst (Limp Bizkit), Lzzy Hale, Jake E. Lee, Jonathan Davis (Korn), K.K. Downing, Mike Bordin (Faith No More), Papa V Perpetua (Ghost), Rudy Sarzo, Sammy Hagar, Slash, Sleep Token II (Sleep Token) e Tom Morello.

O último show do Black Sabbath até o momento ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2017, na Genting Arena, em Birmingham, Inglaterra. À época, Tommy Clufetos, integrante da banda solo de Ozzy, substituía Bill Ward nas baquetas.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasO músico que precisou cancelar presença na despedida do Black Sabbath
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades