Após encerrar a turnê “The Royal Affair” pela América do Norte em julho de 2019, o Asia ficou afastado dos palcos por anos. Com o cancelamento da “40th Anniversary Tour”, o retorno só aconteceu em julho de 2024, com uma nova excursão pelo continente que apresentou uma formação inédita.
Recentemente, a banda revelou que assinou um contrato com a gravadora italiana Frontiers Music Srl, com quem já haviam trabalhando anteriormente, e confirmou de maneira oficial o novo lineup. É a mesma combinação de músicos que marcou a volta à estrada no ano passado, com apenas um integrante original.
Além do membro fundador e tecladista Geoff Downes, a configuração inclui Virgil Donati (bateria), John Mitchell (guitarra) e Harry Whitley (baixo e voz). Dessa forma, o vocalista e guitarrista Marc Bonilla e o baixista Billy Sherwood saíram mesmo em definitivo.
Ainda não há qualquer informação sobre o envolvimento do baterista Carl Palmer. No ano passado, o membro fundador apenas havia esclarecido que não participaria das apresentações do Asia por conflitos de agenda e levantou a possibilidade de colaborar com o supergrupo no futuro. À época, escreveu nas redes sociais:
“Recentemente, fiquei sabendo que meu amigo e colega de banda Geoff Downes fará uma turnê pelos Estados Unidos neste verão com uma nova formação do Asia, da qual ele será o único integrante original. Como muitos de vocês sabem, também anunciei uma turnê do projeto Return of Emerson Lake & Palmer, que lancei originalmente no outono de 2022 com a cooperação das famílias Emerson e Lake. Meus compromissos com o projeto do ELP tornaram impossível minha participação nesta turnê do Asia. Desejo ao Geoff muita sorte com a turnê que se aproxima e pretendo, em algum momento no futuro, voltar a me dedicar à música do Asia.”
Futuro do Asia
Segundo comunicado, a ideia é que o Asia lance um novo trabalho de estúdio no ano que vem, sucessor de “Gravitas” (2014). Geoff Downes afirmou em nota:
“O Asia está empolgado por ter assinado recentemente um novo contrato com a Frontiers Music Srl. A gravadora nos apoiou com lealdade durante todo o período de reunião da banda, de 2005 a 2015, e agora estamos entrando em um novo e empolgante capítulo na história de 45 anos do grupo, com o lançamento de uma sequência de álbuns ao vivo, DVDs e um novo álbum de estúdio previsto para 2026. É, de certa forma, um retorno para casa, e por isso estamos muito animados com a perspectiva de uma parceria longa e frutífera no futuro. Fiquem de olho!”
Recentemente, no último mês de abril, o Asia realizou um pequeno giro pela Europa chamado “Heat of the Moment Europe Tour 2025”. Ainda não há mais datas agendadas para este ano.
Ao longo das décadas, o Asia teve diversas formações. Formado por John Wetton (baixo e vocais), Steve Howe (guitarra), Geoff Downes (teclados) e Carl Palmer (bateria), o quarteto original permaneceu reunido entre 2006 e 2013, quando Steve saiu novamente. A banda continuou até 2017, tendo entrado em hiato após a morte de John Wetton.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
