O vocalista Steve “Zetro” Souza deixou o Exodus no último mês de janeiro. Após uma terceira passagem pela banda iniciada em 2014, o cantor acabou substituído por Rob Dukes — mudança que também já havia ocorrido em 2005.
No anúncio oficial a respeito da troca de lineup, o grupo não forneceu grandes informações. Apenas escreveu que “o Exodus se separou de Steve ‘Zetro’ Souza” e que desejavam a ele “o melhor no futuro e muito sucesso com tudo o que ele fizer.” Por sua vez, o vocalista também não explicou a situação, mas respondeu um comentário no Instagram alegando que foi demitido.
Num primeiro momento, Gary Holt não quis abordar o motivo. Conversando com um fã nas redes sociais em fevereiro (via Chaoszine), o guitarrista e principal compositor disse:
“Se eu te contasse [porque ele saiu], você entenderia. Não quero falar mal dele. Estar em uma banda é como estar em um casamento. O casamento já estava acabado e encerrado.”
Agora, durante entrevista à CBS News, o músico entrou em detalhes. E deu a entender que o motivo da saída de Steve envolveu o fato de que o vocalista não queria mais excursionar com a mesma frequência, sendo que a banda, de maneira geral, deseja justamente o oposto.
Ele explicou:
“Eu só tenho amor por ele. Não foi como da última vez que ele saiu da banda, quando as coisas terminaram muito mal. Aos 60 anos, esse trabalho fica muito difícil. E se você não gosta mais de viajar, não curte estar na estrada e quer reduzir muito as turnês e tudo mais, a gente simplesmente não consegue mais viver disso. Teríamos literalmente que arrumar empregos comuns. Foi basicamente isso que aconteceu. Um dos caras simplesmente não estava mais curtindo.”
Em seguida, Gary ressaltou que, enquanto puder manter o mesmo ritmo na estrada, não vai desacelerar. Até porque acredita que, caso o grupo diminua a quantidade de apresentações, as coisas naturalmente vão esfriar:
“Nenhum de nós gosta de ficar longe de casa o tempo todo. É uma droga. Estar perto da minha família me deixa feliz. Posso garantir isso por todos nós, incluindo Steve. Mas enquanto eu puder fazer turnê por seis semanas e conseguir entregar tudo, fazer sete, oito, nove shows seguidos, eu vou fazer. Até que eu não possa mais, e então eu vou desacelerar o ritmo. Mas se começarmos a desacelerar agora, vamos acabar parando.”
O primeiro show com Rob Dukes de volta aos vocais aconteceu no último sábado (5), no evento Decibel Magazine Metal & Beer Fest: Philly, na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos. Veja vídeos abaixo:
Steve “Zetro” Souza fora do Exodus
Steve “Zetro” Souza se juntou à formação em 1986 e permaneceu até 1993, quando o grupo entrou em hiato. Não participou da breve reunião entre 1997 e 1998, que trouxe de volta o membro original Paul Baloff — também escalado para o retorno definitivo das atividades em 2001.
Zetro voltou em 2002, quando Baloff saiu de vez. Porém, seguiu apenas até 2004, com Dukes assumindo a vaga no ano seguinte. Seu retorno se deu apenas uma década depois, em 2014, rendendo os álbuns “Blood In, Blood Out” (2014) e “Persona Non Grata” (2021).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.