O Uriah Heep começou no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (9), a passagem pelo Brasil de sua turnê de despedida. Na quinta (10), tocou em Porto Alegre. Vários músicos estão prestando homenagens ao grupo — entre eles, Rafael Bittencourt.
O guitarrista e fundador do Angra fez uma declaração, a convite da produtora Top Link, sobre o legado dos ingleses na história do rock, buscando chamar mais atenção para suas contribuições. Ele falou:
“Acho que é uma banda subestimada no rock, porque fizeram grandes composições e influenciaram muitas outras bandas. Eles têm um papel importante ao inspirar outros grupos.”
Bittencourt ainda destacou o trabalho de guitarras do grupo, feito por Mick Box e pelo saudoso Ken Hensley, também tecladista, na fase clássica. Além disso, exaltou a musicalidade além das guitarras da dupla:
“O fato de terem duetos de guitarra, corais, backing vocals, e os guitarristas tocarem outros instrumentos — o Mick Box canta, o Ken tocava teclado — mostra o quanto todos os músicos da banda eram completos.”
O Uriah Heep ficou famoso por combinar elementos de hard rock, progressivo e heavy metal, uma fórmula que influenciou gerações de metaleiros, incluindo o Angra. Ele disse:
“Tenho uma identificação com o formato do Uriah Heep, que mistura hard rock e progressivo, o que também inspira o Angra, mesmo que a gente tenda mais para o power metal. Mas também incorporamos o progressivo.”
Shows do Uriah Heep no Brasil
A turnê brasileira do Uriah Heep começou na quarta-feira (9), com apresentação no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. Na quinta-feira (10) a banda tocou no Opinião, em Porto Alegre. Na sexta-feira (11), eles vão para São Paulo, onde farão show no Tokio Marine Hall.
A leva de shows continua no fim de semana, com concertos na Ópera de Arame em Curitiba no sábado (12) e no Mister Rock em Belo Horizonte no domingo (13). Ainda há ingressos à venda.
Turnê de despedida
A formação atual do Uriah Heep conta com Mick Box (guitarra), Bernie Shaw (voz),Dave Rimmer (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Phil Lanzon (teclados). Em vídeo nas redes no último mês de setembro, Box afirma:
“Quem pode acreditar que ano que vem são 55 anos desde que a banda começou? Isso é tão incrível. Sei que muitos de vocês estão conosco desde o começo e agradecemos por isso. Significa muito para nós.
Infelizmente, tomamos a decisão de encerrar turnês mundiais no ano que vem sob o título de ‘The Magician’s Farewell’. Nos próximos dois a três anos, pretendemos tocar em tantos lugares quanto possível e ver todos vocês pela última vez. Continuaremos a fazer shows, mas eles serão limitados a festivais, fins de semana e coisas assim. Mas as datas da turnê serão anunciadas a partir de fevereiro de 2025. Então esperamos ver todos vocês por aí.
Em nome da banda e de mim, quero agradecer a todos pelo apoio contínuo que sempre nos deram. Isso significa o mundo para nós e eu só quero agradecer por isso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.