Em 1982, Paul McCartney recebeua missão de escolher 8 músicas que levaria consigo para uma ilha deserta, se ficasse preso nela.
O Beatle compartilhou a lista no programa “Desert Island Discs”, atração da BBC Radio, e suas opiniões foram resgatadas pela Cosmic Magazine. As escolhas variam entre o óbvio e o inesperado.
A primeira faixa citada por Macca foi “Heartbreak Hotel”, single lançado por Elvis Presley em 1956. Paul comentou que a música lhe trazia certa nostalgia da juventude:
“Ela me leva de volta a quando eu comecei a comprar discos. Me lembro de estar na escola quando esse disco saiu.”
A lista seguiu com “Sweet Little Sixteen”, sucesso de Chuck Berry presente em seu segundo álbum, “One Dozen Berrys” (1958). McCartney comentou sobre o lendário artista, falecido em 2017:
“Com Chuck Berry, eu escolho ‘Sweet Little Sixteen’, porque ela o resume para mim. Para nós, ele era um mágico fazendo música que era exótica, mas normal, ao mesmo tempo.”
A maior surpresa fica por conta de um movimento da ópera “Gloriana”, de Benjamin Britten, executada pela orquestra do violonista clássico Julian Bream. Paul afirmou sobre a música erudita em geral:
“Minha preferência sempre vai ser pelo rock and roll, mas eu gosto muito de música clássica. Não sei muito sobre ela, mas gosto das grandes músicas na música clássica… há algo especial sobre ela, tenho a amado há anos.”
McCartney escolheu ainda o single “Be-Bop-a-Lula”, lançado por um de seus ídolos, Gene Vincent, em 1956, além da clássica “Tutti Frutti”, disponibilizada por Little Richard em “Here’s Little Richard” (1957), e “Searchin’”, faixa do The Coasters que os Beatles costumavam tocar ao vivo nos tempos de Cavern Club. Paul ainda se lembrou das fãs que costumavam pedir a música nos shows:
“Agora essa é uma que costumávamos tocar no Cavern Club. Haviam duas garotas chamadas Cris e Val, e elas costumavam dizer: ‘cante ‘Searching’, Paul’. Esse era o grande pedido de Cris e Val, então sempre tocávamos essa. Era uma grande favorita do grupo.”
Nada de Beatles?
A ausência de músicas dos Beatles foi apontada pelo próprio Paul enquanto escolhia as músicas. O mais próximo que ele chegou dos Fab Four foi ao citar uma música de John Lennon: “Beautiful Boy (Darling Boy)”, de “Double Fantasy” (1980), o último disco lançado pelo músico ainda em vida. Sobre a faixa, Macca declarou:
“Não escolhi discos de nenhum Beatle. Não escolhi nenhum dos meus discos. Então, para resumir a coisa toda, eu escolhi uma de ‘Double Fantasy’, de John Lennon, que eu acho que é uma bela canção. É muito tocante para mim.”
Ainda houve tempo para encaixar outra música de um Beatle — no caso, ele próprio. “Walking In The Park With Eloise” é uma composição de Joe e Jim McCartney, tio e pai de Paul, respectivamente. Os Wings — sob o pseudônimo Country Hams — gravaram a faixa, que é um jazz instrumental, contando com as participações de Chet Atkins e Floyd Kramer, dois dos ídolos de Jim. O single saiu em 1974, dois anos antes da morte do pai de Macca, que aprovou o resultado.
A lista de Paul McCartney
- Elvis Presley — “Heartbreak Hotel”
- Chuck Berry — “Sweet Little Sixteen”
- Benjamin Britten and the Julian Bream Consort Orchestra — “Courtly Dances”
- Gene Vincent — “Be-Bop-A-Lula”
- John Lennon — “Beautiful Boy (Darling Boy)”
- The Coasters — “Searchin’”
- Little Richard — “Tutti Frutti’”
- Wings — “Walking in the Park with Eloise’”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.