Ao longo de seus 60 anos de carreira, o Scorpions se apresentou por diversas vezes em São Paulo. A primeira visita da banda à cidade aconteceu em 1994 e, desde então, ocorreram outras nove passagens. Inclusive, o grupo se prepara para retornar mais uma vez, neste sábado (19), com um show no festival Monsters of Rock, no Allianz Parque.
Segundo Klaus Meine, há um bar que os músicos gostam de visitar quando vêm à capital paulista: o Manifesto Bar, localizado na R. Iguatemi, 36, no Itaim Bibi, e prestes a mudar de endereço.
Conversando com Gabriel Zorzetto para o Estadão, o vocalista perguntou se o local continuava aberto e relembrou alguns dos momentos que passou na cidade com outros colegas de profissão, principalmente no período de festivais. Ele contou:
“Especialmente em São Paulo, há ótimos clubes como o Manifesto [no Itaim Bibi]. Esse clube ainda está funcionando? Às vezes vamos lá quando estamos em São Paulo. E então você também sai com seus amigos e conhece outras bandas de rock. Como na última vez que encontramos nossos amigos do Rammstein. Nos dias de folga, estávamos com os caras do Kiss na última vez que estivemos no Brasil. Basicamente, existem boas vibrações entre todas essas bandas porque compartilhamos a longa estrada juntos.”
Há até mesmo imagens dos artistas no Manifesto Bar. Uma foto compartilhada pelo Scorpions em setembro de 2016 mostra Klaus e o baterista Mikkey Dee ao lado de Till Lindemann e Christoph Schneider, respectivamente vocalista e baterista do Rammstein, que, à época, estavam em SP para o Maximus Festival Brasil. Ainda há outro registro no perfil do Manifesto, aparentemente datado de 2010, mostrando itens assinados deixados por Klaus no local.
Em entrevista a Igor Miranda, Klaus também elogiou São Paulo. Descrevendo a cidade como “hard and heavy”, o vocalista explicou:
“São Paulo é uma cidade muito ‘hard and heavy’, dá para sentir que eles amam a banda, amam esse gênero musical. São verdadeiros headbangers!”
Scorpions no Brasil
O Scorpions retorna ao Brasil nesta semana para três shows. Na quarta-feira (16), a banda toca no Arena of Rock, em Brasília, com Judas Priest, Europe e Kisser Clan. Sábado (19) é a vez do festival Monsters of Rock, em São Paulo, também com Priest e Europe, além de Savatage, Queensrÿche, Opeth e Stratovarius. A agenda se encerra segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, em data solo.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Eu estava lá nesse dia que foi falado na reportagem.