Os suecos do Katatonia confirmaram o lançamento de um novo disco, “Nightmares As Extensions Of The Waking State”, para o dia 6 de junho, pela Napalm Records. O álbum também marca a estreia da nova formação da banda, que viu a saída recente de um de seus fundadores, o guitarrista Anders Nyström.
“Nightmares As Extensions Of The Waking State” será o 13º disco de estúdio da banda e o primeiro com os guitarristas Nico Elgstrand e Sebastian Svalland. Eles entram não apenas na vaga deixada por Nyström há cerca de um mês: o Katatonia já havia perdido outro guitarrista, Roger Öjersson (Tiamat, Kamchatka, Pain of Salvation) em 2024.
O vocalista e guitarrista Jonas Renkse, único fundador ainda no grupo, emitiu uma nota sobre o novo disco e já apresentou o primeiro single, “Lilac”:
“Estamos orgulhosos e animados em anunciar nosso novo álbum, ‘Nightmares As Extensios of th Walking State’, saindo pela Napalm Records em 6 de junho. Como sempre, essas canções são as histórias que acontecem no canto dos olhos, obscurecidas pela luz, mas esperando para ganhar vida no crepúsculo de nossa mórbida existência. Por favor, aprecie a primeira amostra – ‘Lilac’.”
A saída de Anders Nyström
No último dia 18 de março, os fãs do Katatonia foram surpreendidos com uma nota nas redes sociais. O texto, assinado por Jonas Renkse, confirmava a saída de seu parceiro de longa data e também fundador da banda, o guitarrista Anders Nyström. A mensagem começava da seguinte forma:
“Anders Nyström e eu estamos seguindo caminhos separados. Uma decisão que não foi tomada de forma precipitada, mas sim, para que todos possam prosperar e seguir em frente com suas próprias preferências criativas, bem como com suas agendas pessoais. Essa virou a opção mais realista. Anders e eu fundamos a banda em 1991, e seu impacto no som característico da banda é inegável. Por mais sombrio que isso pareça – e realmente é –, é mais uma prova de que a vida, às vezes, interfere em nossos planos. Desejo a Anders tudo de melhor para o futuro.”
Nyström e Renkse fundaram a banda em 1991, ainda com muito do death metal sueco na sonoridade já arrastada que o grupo exibia ao mesmo tempo. A dupla de músicos foi a única a ter aparecido em todos os lançamentos do Katatonia até o novo disco anunciado agora.
Katatonia — “Nightmares As Extensions Of The Waking State”
- Thrice
- The Liquid Eye
- Wind Of No Change
- Lilac
- Temporal
- Departure Trails
- Warden
- The Light Which I Bleed
- Efter Solen
- In The Event Of
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.