O Kaleo iniciou na última sexta-feira (17) sua turnê de duas datas pelo Brasil. A banda islandesa, de sonoridade orientada ao blues rock, se apresentou no Sacadura 154, casa de eventos no Rio de Janeiro. Na terça-feira (22), segue para São Paulo, onde toca na Audio.
Antes, o grupo paulistano Ginger and the Peppers ficou a cargo da abertura. Com pegada mais vintage e influências que vão de Led Zeppelin a Fleetwood Mac, o quinteto composto por Julia Dillon (voz), Alê Masili (guitarra), Paulo Gonzaga (guitarra), Itto Menezes (baixo) e J.P. Masella (bateria) executou um set curto, de aproximadamente 30 minutos. Eles também estiveram nas três apresentações realizadas pelo Kaleo no México e marcarão presença na capital paulista.
Pontualmente às 21h, subiram ao palco JJ Julius Son (voz e guitarra), Rubin Pollock (guitarra), Daniel Kristjansson (baixo), David Antonsson (bateria) e Portleifur Gaukur Davidsson (gaita, bongos e teclado). Chama atenção a roupagem contemporânea oferecida ao blues rock pela banda islandesa criada em 2012, que também agrega elementos de música country, roots rock e até um apelo pop/indie na construção de melodias e refrães.
Infelizmente, o Sacadura 154 esteve longe de encher para recebê-los. O fotojornalista Ian Dias, que acompanhou a apresentação pelo site IgorMiranda.com.br, sentiu que JJ Julius Son em alguns momentos pareceu até um pouco desanimado diante de um público que, embora não numeroso, cantou e se envolveu com praticamente todo o repertório de 15 músicas.
Deste setlist, diga-se, é impossível não destacar o hit “Way Down We Go”. Presente em “A/B” (2016), segundo de seus três álbuns e tocado quase na íntegra, a faixa ultrapassou a marca de um bilhão de streams no Spotify após sua presença em uma infinidade de filmes e séries: “Logan”, “Orange is the New Black”, “Supergirl”, “Lucifer”, “Grey’s Anatomy”, “The Vampire Diaries”, “This is Us”, “Suits” e por aí vai.
Também são dignas de menção a climática abertura “USA Today”, com reflexões críticas sobre os Estados Unidos dos dias de hoje; a baladaça “Save Yourself”, de nuances delicadas e interessantes “altos e baixos”; a paulada “No Good”, com um lado que deveria até ser mais explorado no material do quinteto; e a envolvente “Hey Gringo”, com letra e andamento despojados.
Se apenas a qualidade da performance estivesse em jogo, o Sacadura 154 teria estado mais cheio para assistir ao Kaleo. Que tenham mais sorte em São Paulo, cidade que mais ouve sua obra no Spotify em todo o planeta e onde já se apresentaram em 2018, como parte do Lollapalooza Brasil. Ainda há ingressos na modalidade inteira à venda no site Eventim.
Veja, a seguir, o setlist do Kaleo e fotos de ambas as apresentações:
- USA Today
- Break My Baby
- Broken Bones
- I Can’t Go On Without You
- Save Yourself
- Automobile
- Hey Gringo
- Hot Blood
- Lonely Cowboy
- Vor í Vaglaskógi
- Skinny
- Way Down We Go
- No Good
- Backdoor
- Rock ‘n’ Roller
Ginger and the Peppers:
Kaleo:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.