...

A criticada música que fez James Hetfield e Kirk Hammett chorarem juntos

Épico de mais de 19 minutos emocionou os integrantes do Metallica na colaboração mais inusitada que já fizeram

Letras carregadas de sentimento não são raras na discografia do Metallica, mas uma música em específico fez com que James Hetfield e Kirk Hammett chorassem juntos. Curiosamente, a faixa vem de um dos álbuns mais polêmicos não apenas da banda, como também da história do metal.

Em conversa com o podcast da Rolling Stone, Hammett relembrou o trabalho do grupo com Lou Reed, no disco “Lulu” (2011). O guitarrista destinou vários elogios ao ídolo falecido em 2013 e, ao contrário da maior parte da população mundial, revelou gostar muito do trabalho em questão.

- Advertisement -

Kirk afirmou:

“Aquele álbum significa tanto para mim por vários motivos. As letras são incríveis. É poesia a cada faixa. Sou um grande fã de Lou Reed. Poder estar com ele e trabalhar com ele musicalmente significou muito.”

Para Kirk Hammett, uma música do projeto em especial tem ainda mais significado, e não é diferente para o frontman James Hetfield: ambos choraram ao ouvir “Junior Dad” pela primeira vez, diretamente de Reed. O músico relembrou o efeito causado pelo épico de 19 minutos e meio:

“A faixa ‘Junior Dad’ – não consigo ouvi-la, cara. Me leva às lágrimas. Lembro de quando Lou disse: ‘tenho uma música para vocês e quero que ela esteja no álbum’. E ele tocou para James e eu. No fim da música, eu olhei para James, James olhou para mim e nós dois tínhamos lágrimas nos olhos. Então Lou Reed veio e nos viu chorando na cozinha. Ele sorriu e disse: ‘peguei vocês, não foi?’.”

Lou Reed proíbe solos do Metallica

Durante o trabalho com Lou Reed, Kirk Hammett descobriu algo importante, especialmente para um guitarrista: seu ídolo não gostava de solos. O integrante do Metallica também contou que Reed se opunha a sonoridades mais exóticas, como escalas orientais. Kirk contou:

“Me lembro que comecei a fazer algumas coisas com wah-wah e ele só foi até o microfone e disse: ‘não’. Eu fiquei: ‘o que?’ e ele disse: ‘sem solos de guitarra’. Eu disse: ‘ok’. E então eu me lembro que em algum ponto eu fui para um modo frígio dominante, sabe, um tipo de escala oriental. E ele foi até o microfone e disse: ‘sem música de dança do ventre’.”

Sem nenhum solo de guitarra – nem “música de dança do ventre” – e com Lou Reed mais declamando as letras do que cantando, “Lulu” não foi bem recebido entre os fãs do Metallica, que ainda aguardavam a sequência de “Death Magnetic” (2008). “Hardwired… to Self-Destruct” (2016) chegou só cinco anos depois.

“The View” acabou por se tornar o único single de “Lulu”, álbum duplo com mais de 87 minutos de duração. O trabalho teve bons resultados nas paradas da Europa, mas de maneira geral, não agradou nem os fãs da banda de thrash metal e nem os admiradores de Lou Reed.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA criticada música que fez James Hetfield e Kirk Hammett chorarem juntos
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades