O lançamento do novo álbum de Lady Gaga, “Mayhem”, gerou uma polêmica inusitada. A cantora foi processada por violação de direitos autorais — e nada tem a ver com a banda norueguesa Mayhem, apesar de associações feitas com o grupo e a cena black metal desde o anúncio do disco.
A acusação foi feita pela Lost International, uma marca de produtos de surfe baseada na Califórnia. A Lost International usa o nome Mayhem em suas mercadorias desde 1986, pois é o apelido de um dos fundadores da marca, o shaper de pranchas Matt Biolos. Diz-se que a equipe da cantora copiou logomarcas usadas em produtos de merchandise sem autorização.
Segundo a ação apresentada no tribunal de Los Angeles na última terça-feira (25), a identidade visual usada pela cantora na promoção de seu álbum é “substancialmente semelhante, se não quase idêntica” à logomarca registrada pela empresa em 2015. A queixa também alega que serviram a equipe de Gaga com um aviso judicial, porém estefoi ignorado.
Em declaração oficial à People sobre o caso, o advogado de Lady Gaga, Orin Snyder, negou as acusações. O jurista ainda categorizou o processo como uma tentativa oportunista de capitalizar em cima do sucesso da cantora.
Lady Gaga no Brasil
Lady Gaga retorna ao Brasil para um show gratuito na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A apresentação está marcada para 3 de maio.
De acordo com a Agência Brasil, grandes nomes da música mundial deverão se apresentar na orla do Rio de Janeiro em shows gratuitos, sempre no mês de maio, até 2028. Trata-se do projeto Todo Mundo no Rio, anunciado pela produtora Bônus Track, responsável pela organização do show da cantora Madonna.
Luiz Oscar Niemeyer, CEO da produtora, destacou que eventos desse porte trazem muitos benefícios para a cidade “tanto do ponto de vista econômico, quanto turístico e de imagem da cidade, de projeção das coisas boas que o Rio de Janeiro tem”.
Ele disse também que as atrações das próximas edições serão analisadas ano a ano, considerando artistas de grande impacto mundial.
O mega show da cantora Lady Gaga será patrocinado por empresas privadas com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O montante de investimento público ainda não foi divulgado, mas o secretário de Cultura da Prefeitura, Lucas Faria lembrou que o show de Madonna teve impacto financeiro de R$ 300 milhões, bem acima do apoio concedido:
“Mobilizou o Brasil, mobilizou empresas e marcas e mostrou que esse modelo funciona. ‘Todo Mundo no Rio’ passa a ser uma política pública.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.