...

A fase dos Beatles da qual John Lennon mais gostava

Saudoso artista escolheu período em que o Fab Four costumava sair com outra grande banda e não sofria as adversidades da fama

Apesar da rivalidade criada pela mídia, Beatles e Rolling Stones cultivaram uma amizade. No fim da década de 1960, as duas bandas costumavam sair juntas por Londres, na Inglaterra. Para John Lennon, a melhor época do Fab Four envolveu justamente essa fase. 

Durante entrevista à Rolling Stone em 1971 (via American Songwriter), o saudoso cantor relembrou com carinho a relação e descreveu o período como um de seus favoritos. Conforme relatado, ele e os colegas de profissão falavam sobre música e andavam pela cidade, num tempo em que a fama não chegava a atrapalhá-los. 

- Advertisement -

Ele disse: 

“Nós éramos como reis e éramos muito próximos dos Stones. Passei muito tempo com Brian [Jones] e Mick [Jagger]. Eu os admiro. Costumávamos andar por Londres em nossos carros e nos encontrar e falar sobre música com o Animals e Eric [Burdon; vocalista da banda]. Foi realmente uma boa época. Esse foi o melhor período, em termos de fama, não fomos tão assediados. Não sei, era como um clube de fumantes masculino, era muito bom.”

Em 1980, após a partida de Lennon, Keith Richards mencionou tais momentos. Como resgatado pelo site Time Is On Our Side, o guitarrista afirmou à época:

“John e eu saímos por um curto período de tempo, mas foi bem intenso. Costumávamos sair por volta de 1967, 1968. Dirigíamos pela Inglaterra por dias a fio.”

Aliás, os Stones e os Beatles se conheceram em 1963. Na ocasião, o Fab Four foi assistir à uma apresentação de Mick Jagger e companhia no Crawdaddy Club, em Richmond. Conversando com Dennis Elsas em 1974, Lennon relembrou a data:  

“Fomos vê-los num lugar chamado Crawdaddy, em Richmond. Quem gerenciava a carreira deles na época era Giorgio Gomelsky […]. Os Stones estavam tocando em clubes naquela época e conhecemos Giorgio através de [Brian] Epstein. Fomos lá, os vimos e nos tornamos bons amigos.”

Rolling Stones e Beatles

Os integrantes dos Beatles e Rolling Stones não só estabeleceram uma amizade, mas também colaboraram profissionalmente. 

Brian Jones, falecido guitarrista dos Stones, tocou saxofone na faixa “You Know My Name (Look Up The Number)”, lançada pelo Fab Four como b-side do single “Let It Be” em 1970.

Na biografia “Many Years from Now” (1997), Paul McCartney descreveu a música como a sua favorita dos Beatles e detalhou o momento de gravação com Jones, em 1967 (via Far Out Magazine):

“Ele chegou a Abbey Road usando um grande casaco do Afeganistão. Ele estava muito nervoso naquela noite porque estava entrando em uma sessão de gravação dos Beatles, a ponto de tremer e de acender vários cigarros. Eu gostava muito de Brian, pensei que seria divertido trabalhar com ele e naturalmente pensei que ele traria uma guitarra e tocaria lentamente, uma boa guitarra base, uma guitarra de doze cordas, algo assim. Mas para nossa surpresa ele trouxe seu saxofone. Ele abriu o case do saxofone e começou a se aquecer, tocando um pouco.”

“We Love You”, dos Stones, também de 1967, contou com John Lennon e Paul McCartney nos vocais de apoio. Há indícios ainda de que Mick Jagger contribuiu com sua voz em “Baby You’re A Rich Man”, disponibilizada no mesmo ano pelos Beatles, já que seu nome aparece em uma das fitas de gravação.

Em junho de 2022, durante o primeiro show dos Rolling Stones em Liverpool em 51 anos, a banda tocou “I Wanna Be Your Man”, composição de Lennon e McCartney. Os Stones receberam a faixa de presente e a lançaram como single em 1963, enquanto o Fab Four registrou a sua versão no álbum “With the Beatles”, disponibilizado no mesmo ano.

Mais recentemente, Macca apareceu no “Hackney Diamonds” (2023), disco dos Stones. O músico tocou baixo na faixa “Bite My Head Off”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA fase dos Beatles da qual John Lennon mais gostava
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades