...

“Passiflora”, álbum perdido de Tobias Forge, vaza na internet

Disco com dez faixas sairia originalmente em 2008, mas ficou engavetado e nunca ganhou um lançamento oficial

Antes de se dedicar integralmente ao Ghost, Tobias Forge gravou um álbum solo intitulado “Passiflora”. Considerado “perdido”, o disco era conhecido apenas pelo nome entre os fãs, já que nunca foi lançado oficialmente. A ideia era que chegasse a público em 2008, mas, por motivos desconhecidos, ficou engavetado.

Canções como “House of Affection” e “In Enigma Schiffer” já haviam saído nas redes sociais há um tempo. Agora, após anos de especulação em fóruns como o Reddit, o material completo, com suas 10 canções, vazou na internet. 

- Advertisement -

Isso porque um colecionador que possuía uma cópia do projeto o vendeu no Discogs — plataforma de comercialização de discos — por cerca de US$ 5,4 mil. Convertido para a cotação atual, o valor equivale a aproximadamente R$ 30,8 mil (via Metal Injection).

Ao que tudo indica, o comprador, então, resolveu disponibilizá-lo na internet. O link não será publicado nesta matéria. Até o momento, Tobias não realizou nenhum pronunciamento a respeito.

Tobias Forge e “Passiflora”

Martin Persner, ex-guitarrista do Ghost e membro do Magna Carta Cartel, deu detalhes a respeito do projeto em uma postagem no Instagram em maio de 2024. Segundo publicado pelo músico, a gravação de “Passiflora” ocorreu em 2007. Inicialmente, seria um disco do Subvision, banda a qual integrava liderada por Forge à época, mas, como o grupo acabou, virou um projeto do vocalista, que compôs a maioria das canções sozinho. 

De acordo com o artista, “CDs promocionais foram enviados para uma variedade de gravadoras na esperança de conseguir um contrato”. Tais cópias viraram um item de colecionador extremamente raro.

Anos atrás, o fã-clube Slavghoul resgatou uma declaração de Forge sobre “Passiflora”. Aparentemente, em seu site oficial, o cantor havia relatado:

“Após um período de composição durante o outono e de gravação de demos e ensaios durante o inverno/primavera, as gravações de um novo álbum começaram no início do verão de 2007, uma produção que acabou em dezembro do mesmo ano. Inicialmente planejado como o segundo álbum do Subvision, foi decidido no início de 2008 pelos outros caras e por mim que ‘Passiflora’ seria minha estreia solo.”

Ghost atualmente

Em meio à notícia de que a formação original do Black Sabbath realizará o último show de sua carreira, surpreendeu a presença de um convidado em especial. O anúncio traz entre as participações um nome que chamou atenção dos fãs de Ghost: Papa V Perpetua.

Ao que tudo indica, este será o próximo personagem a ser adotado pelo vocalista e líder Tobias Forge. Com o passar dos anos, ele foi Papa Emeritus I (2010-2012), II (2012-2015), III (2015-2017) e IV (2020-2023), além de Cardinal Copia (2018-2020), que surgiu no álbum “Prequelle” (2018) e ascendeu ao trono posteriormente.

O Cardinal Copia/Papa Emeritus IV foi o único a permanecer por dois ciclos de álbuns na história do Ghost até o momento. Sua era foi encerrada em definitivo com o disco ao vivo e filme-concerto “Rite Here Rite Now” (2024).

O grupo, aliás, deve passar o ano de 2025 na estrada. Uma turnê mundial tem apresentações confirmadas para os meses de abril, maio, julho, agosto e setembro.

O giro começa no Reino Unido, em 15 de abril, e percorre a Europa até o fim de maio. Entre 9 de julho e 16 de agosto, será a vez da América do Norte. Também no continente, o México receberá uma apresentação isolada em 24 de setembro — o que pode indicar a intenção do grupo em “esticar” para a América do Sul.

Serão as primeiras atividades ao vivo do grupo liderado por Tobias Forge desde outubro de 2023, quando encerraram a “Re-Imperatour” na Austrália. Um mês antes, vieram ao Brasil, com duas datas esgotadas no Espaço Unimed, em São Paulo.

Desde então, a banda lançou o filme-concerto “Rite Here Rite Now”, inicialmente nos cinemas e depois em formatos domésticos. O longa-metragem combina uma narrativa fictícia com registros dos dois shows em setembro de 2023, no Kia Forum, em Los Angeles. A trilha sonora apresenta “The Future is a Foreign Land”, primeira e até então única música inédita do projeto após o álbum “Impera” (2022).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotícias“Passiflora”, álbum perdido de Tobias Forge, vaza na internet
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades