Antes de se dedicar integralmente ao Ghost, Tobias Forge gravou um álbum solo intitulado “Passiflora”. Considerado “perdido”, o disco era conhecido apenas pelo nome entre os fãs, já que nunca foi lançado oficialmente. A ideia era que chegasse a público em 2008, mas, por motivos desconhecidos, ficou engavetado.
Canções como “House of Affection” e “In Enigma Schiffer” já haviam saído nas redes sociais há um tempo. Agora, após anos de especulação em fóruns como o Reddit, o material completo, com suas 10 canções, vazou na internet.
Isso porque um colecionador que possuía uma cópia do projeto o vendeu no Discogs — plataforma de comercialização de discos — por cerca de US$ 5,4 mil. Convertido para a cotação atual, o valor equivale a aproximadamente R$ 30,8 mil (via Metal Injection).
Ao que tudo indica, o comprador, então, resolveu disponibilizá-lo na internet. O link não será publicado nesta matéria. Até o momento, Tobias não realizou nenhum pronunciamento a respeito.
Tobias Forge e “Passiflora”
Martin Persner, ex-guitarrista do Ghost e membro do Magna Carta Cartel, deu detalhes a respeito do projeto em uma postagem no Instagram em maio de 2024. Segundo publicado pelo músico, a gravação de “Passiflora” ocorreu em 2007. Inicialmente, seria um disco do Subvision, banda a qual integrava liderada por Forge à época, mas, como o grupo acabou, virou um projeto do vocalista, que compôs a maioria das canções sozinho.
De acordo com o artista, “CDs promocionais foram enviados para uma variedade de gravadoras na esperança de conseguir um contrato”. Tais cópias viraram um item de colecionador extremamente raro.
Anos atrás, o fã-clube Slavghoul resgatou uma declaração de Forge sobre “Passiflora”. Aparentemente, em seu site oficial, o cantor havia relatado:
“Após um período de composição durante o outono e de gravação de demos e ensaios durante o inverno/primavera, as gravações de um novo álbum começaram no início do verão de 2007, uma produção que acabou em dezembro do mesmo ano. Inicialmente planejado como o segundo álbum do Subvision, foi decidido no início de 2008 pelos outros caras e por mim que ‘Passiflora’ seria minha estreia solo.”
Ghost atualmente
Em meio à notícia de que a formação original do Black Sabbath realizará o último show de sua carreira, surpreendeu a presença de um convidado em especial. O anúncio traz entre as participações um nome que chamou atenção dos fãs de Ghost: Papa V Perpetua.
Ao que tudo indica, este será o próximo personagem a ser adotado pelo vocalista e líder Tobias Forge. Com o passar dos anos, ele foi Papa Emeritus I (2010-2012), II (2012-2015), III (2015-2017) e IV (2020-2023), além de Cardinal Copia (2018-2020), que surgiu no álbum “Prequelle” (2018) e ascendeu ao trono posteriormente.
O Cardinal Copia/Papa Emeritus IV foi o único a permanecer por dois ciclos de álbuns na história do Ghost até o momento. Sua era foi encerrada em definitivo com o disco ao vivo e filme-concerto “Rite Here Rite Now” (2024).
O grupo, aliás, deve passar o ano de 2025 na estrada. Uma turnê mundial tem apresentações confirmadas para os meses de abril, maio, julho, agosto e setembro.
O giro começa no Reino Unido, em 15 de abril, e percorre a Europa até o fim de maio. Entre 9 de julho e 16 de agosto, será a vez da América do Norte. Também no continente, o México receberá uma apresentação isolada em 24 de setembro — o que pode indicar a intenção do grupo em “esticar” para a América do Sul.
Serão as primeiras atividades ao vivo do grupo liderado por Tobias Forge desde outubro de 2023, quando encerraram a “Re-Imperatour” na Austrália. Um mês antes, vieram ao Brasil, com duas datas esgotadas no Espaço Unimed, em São Paulo.
Desde então, a banda lançou o filme-concerto “Rite Here Rite Now”, inicialmente nos cinemas e depois em formatos domésticos. O longa-metragem combina uma narrativa fictícia com registros dos dois shows em setembro de 2023, no Kia Forum, em Los Angeles. A trilha sonora apresenta “The Future is a Foreign Land”, primeira e até então única música inédita do projeto após o álbum “Impera” (2022).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.