Lílian Knapp, ícone da Jovem Guarda, morreu aos 76 anos no último sábado (22). Conhecida pela canção “Sou Rebelde”, a cantora lutava contra um tumor agressivo na pelve e não resistiu.
A notícia saiu no Instagram oficial da artista. Um comunicado informa:
“É com muito pesar que anunciamos a morte da cantora, compositora e artista Lilian Knapp. Estamos em luto pela nossa maravilhosa cantora. De toda sua equipe de mídia social, fica nosso respeito e carinho. Seu legado vai continuar eterno na música. Lilian vai continuar no nosso coração. Sua estrela ainda brilha entre nós.”
No último dia 11 de fevereiro, o produtor e marido Cadu Nolla e a filha Priscilla Evelyn Knapp vieram a público divulgar uma vaquinha para custear o tratamento de Lilian. De acordo com os familiares, ela estava extremamente debilitada e internada na UTI do hospital São Mateus, em São Paulo.
Por meio do Facebook, Priscilla relatou o estado de saúde da mãe e revelou que o diagnóstico da doença chegou tardiamente. Ela explicou:
“Três dias atrás descobrimos que ela está doente… Muito doente. A doença é aquela pior de todas, que eu não quero nomear porque quero ter a impressão que assim ela não se materializa. Mas é grave, em um nível tão avançado que não se entende como não se manifestou antes.”
Sobre Lilian Knapp
Lilian Knapp iniciou sua carreira como integrante da dupla Leno & Lilian na década de 1960. À época, o duo estourou com a faixa “Devolva-me”, regravada posteriormente por Adriana Calcanhotto, e também emplacou canções como “Pobre Menina” e “Eu Não Sabia que Você Existia”.
Já em carreira solo, o sucesso de Lilian veio com “Como Se Fosse Meu Irmão” e, principalmente, “Sou Rebelde”, uma versão para “Soy Rebelde”, popularizada pela cantora Jeanette. O hit foi disponibilizado em 1978 e virou um clássico, vendendo mais de 1 milhão de cópias.
Ela também ficou conhecida como a primeira mulher a compor um rock original em português. No caso, a faixa “O Pica-Pau”, gravada por Erasmo Carlos.
Outro projeto de Knapp envolveu a banda Kynna, formada em 2008 com o guitarrista Luis Carlini e o baterista e seu marido Cadu Nolla. De forma independente, os músicos lançaram o álbum “Underground”, com músicas de artistas de rock do momento, como Júpiter Maçã, Graforréia Xilarmônica e Autoramas.
Para além da música, a cantora aventurou-se no campo dos livros. Lançou sua autobiografia em três volumes diferentes: “Como um Conto de Fadas”, “Sou Rebelde” e “Depois da Chuva Vem o Sol”.
Conforme as redes sociais, “Se Afasta de Mim”, música mais recente de Lilian, saiu em abril do ano passado. Já o último show aconteceu em novembro de 2024, na Ed Carnes, churrascaria pertencente a Ed Carlos, outro nome da Jovem Guarda.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.