...

O álbum do Led Zeppelin com o qual Robert Plant não quis ter relação

Segundo o guitarrista Jimmy Page, lançamento do disco em questão foi uma obrigação contratual

Após a morte do baterista John Bonham, o Led Zeppelin lançou a compilação “Coda” (1982). Com versões ao vivo e outtakes de estúdio, o álbum ficou marcado como o último disponibilizado pela banda e conseguiu arrematar discos de platina nos Estados Unidos e de prata no Reino Unido. 

­

- Advertisement -

O projeto chegou a público dois anos depois que o grupo já tinha encerrado as atividades, em 1980. Tanto é que Robert Plant não teve qualquer relação com a divulgação do material, segundo o próprio. 

Em entrevista à Reverb em 2018, o vocalista mencionou como o falecimento de Bonzo o impactou e, por consequência, a falta de vontade em compilar o disco. Ele disse: 

“Eu praticamente não tive envolvimento com nada do Led Zeppelin por um bom tempo depois que Bonzo morreu. Quando a ideia de fazer o ‘Coda’ foi discutida, eu realmente… não sei, eu meio que já estava satisfeito. Se você começa a tocar por algo além de reconhecimento e dinheiro, então isso deveria ser parte da motivação do começo ao fim. E quando Bonzo morreu, esse foi o único motivo para continuar envolvido ativamente com o Led Zeppelin.”

Conforme transcrição da American Songwriter, à Radio.com, Jimmy Page revelou que o lançamento do álbum envolveu uma obrigação contratual. À época, quem abordou o guitarrista para falar a respeito do assunto foi o saudoso empresário Peter Grant, como relembrado: 

“‘Coda’ teve que ser montado. Foi meio que ‘devemos mais um álbum para a gravadora’. Eu nem sei como Peter Grant conseguiu abordar esse assunto comigo. Já fazia um tempo desde que perdemos John, mas para mim ainda parecia que tinha sido ontem. Então, foi um álbum difícil de fazer.”

Led Zeppelin e a criação de “Coda”

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, em julho de 2015, Jimmy Page confessou não guardar boas lembranças do processo de compilação e posterior lançamento de “Coda”. O músico explicou:

“Foi uma obrigação contratual. Quando alguém pergunta qual foi o álbum mais difícil que fizemos, sem dúvida é esse. Foi um trabalho póstumo, com sobras de estúdio, porque não tínhamos mais nada nos arquivos. Não era como se tivéssemos um disco pronto, claro que não, longe disso. Era o que era, mas não teria saído se eu não tivesse pensado que tinha um lugar. Mesmo assim, foi difícil de fazer e montar.”

Led Zeppelin e “Coda”

Na música, coda significa a seção com que se termina uma determinada obra ou trecho. O termo veio do idioma italiano, que quer dizer cauda

Apesar dos pesares, “Coda” vendeu o suficiente para arrematar discos de platina nos Estados Unidos e de prata no Reino Unido.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Bluesky | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum do Led Zeppelin com o qual Robert Plant não quis...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades